LAURO CAMPOS CRITICA NEOLIBERALISMO



O senador Lauro Campos (PT-DF) criticou hoje (dia 17)apolítica econômica do atual governo por se submeter às "imposições neoliberais" e levar o país a "um endividamento externo, que dirigiu o Brasil ao atraso e à subserviência na virada do século." Segundo o senador, o governo está fazendo um "enxugamento e não atende nem mesmo aos setores essenciais de educação e saúde" porque está em crise.

Lauro Campos abordou o processo de globalização, afirmando que não é a primeira vez que o capitalismo mundial se vê impulsionado a partir das contradições, as forças produtivas e os problemas da economia de mercado. O senador traçou detalhada retrospectiva histórica da economia mundial, revelando que as crises tem se repetido no decorrer do tempo, mas "com o aumento da produtividade, com a eficiência crescente, as crises agora passam a ser mais profundas."

O senador alertou para o fato de que se o país quiser competir nessa globalização com os trabalhadoresdo sudeste asiático e da China deverá pagar aos trabalhadores brasileiros os 80 centavos de dólar que ganha um operário chinês.

-A redução do Custo Brasil - essa farsa que mudou o nome do arrocho salarial - só poderá ter êxito, e opaís só poderá adquirir capacidade de exportação e de competição no cenário mundial, se e quando este governo tiver reduzido o salário de nossos trabalhadores a um dolar por dia. Porque a tecnologia está nivelada por cima: as grandes indústrias procuram os países em que os salários são mais baixos e ali se instalam - advertiu.

17/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lauro Campos se solidariza com Brizola e critica neoliberalismo

LAURO CAMPOS DECRETA DERROTA DO NEOLIBERALISMO

Lauro Campos critica flexibilização da CLT

LAURO CAMPOS CRITICA PRIVATIZAÇÕES

LAURO CAMPOS CRITICA CRIAÇÃO DE AGÊNCIAS

LAURO CAMPOS CRITICA MUDANÇAS NA CONSTITUIÇÃO