Lauro Campos: declaração de Fernando Henrique sobre FMI é incoerente



O senador Lauro Campos (PDT-DF) considerou lamentável, nesta terça-feira (12), a declaração do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, no encontro do BID em Fortaleza (CE), de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) trata os líderes latinos como se fossem analfabetos. Para o senador, a atitude "pretensamente desobediente" do presidente contrasta com o fato de ele ter declarado ao longo dos últimos sete anos de governo que o "Brasil tem feito o dever de casa ditado pelo FMI".

- Com essa declaração ele quer mostrar uma independência que em todas as negociações com o Fundo demonstrou não ter - declarou.

Lauro Campos disse que a fala do presidente tem como objetivo construir uma imagem que agrade ao público e satisfaça seu próprio ego, ressaltando que Fernando Henrique "é narcisista". Ele acrescentou que a vaidade do presidente pode ser comprovada pela coleção de honrarias e títulos adquiridos nas várias viagens que fez ao exterior.

Em sua última viagem, na Polônia, o presidente recebeu uma placa de bronze onde o seu nome estava escrito errado. Esse episódio, segundo Lauro Campos, comprova que os títulos não são decorrentes dos méritos intelectuais do professor Fernando Henrique, que recebeu a maioria das honrarias depois que se tornou presidente.

Com base em uma reportagem do jornal Valor Econômico da última segunda-feira (12), Lauro Campos afirmou que Fernando Henrique faz mais viagens ao exterior do que o Papa João Paulo II. O parlamentar acredita que o presidente tenta fazer uso político dessas viagens, nas quais aparece como estadista cosmopolita. Dessa forma, completou Lauro Campos, o presidente deixa claro que está acima dos latinos e longe de ser um analfabeto.



12/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO CRITICA ENTREVISTA DE FERNANDO HENRIQUE

Matusalém repercute avaliação de Fernando Henrique sobre Plano Real

Suplicy indaga sobre nível de informação do presidente Fernando Henrique

Fernando Henrique será chamado a falar sobre descriminalização do uso de drogas

Fernando Henrique será convidado a falar sobre descriminalização do uso de drogas

Jucá destaca publicação de balanço sobre o governo Fernando Henrique