Lauro Campos diz que equipe econômica faz terrorismo financeiro



O senador Lauro Campos (PDT-DF) afirmou nesta quarta-feira (15) que o fato de candidatos de oposição estarem cada vez mais bem colocados nas pesquisas eleitorais é que explica declarações de membros da equipe econômica do governo no sentido de que o Brasil corre o risco de ser contagiado pela crise argentina.

Conforme disse o senador, todo governo que se vê perdido e repudiado pela opinião pública utiliza todos os recursos possíveis para manter a população anestesiada. E é assim que Lauro Campos vê a população brasileira, em comparação com a da Argentina, que sai de casa para bater panelas em busca de solução para sua crise econômica.

Na sua análise, o senador lembrou que, não faz muito tempo, o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, diziam que os problemas que arruinaram a Argentina não iriam de forma alguma perturbar a estabilidade brasileira. Tal garantia, na opinião do senador, foi dada porque na ocasião parecia que o PSDB ia conseguir uma vitória tranqüila nas eleições.

- Mas eis que de repente a coisa muda. E a subida dos candidatos de oposição faz tremer o poder político constituído. E então percebemos que eles passam a recorrer ao terrorismo financeiro - apontou o senador.

Não é a primeira vez que os tecnocratas se assumem como "os maiores políticos brasileiros", segundo Lauro Campos. Segundo o senador, foi graças a eles, e a nenhum político, que o Plano Cruzado conseguiu eleger 23 governadores. Em 1994, continuou Lauro Campos, o Plano Real começou a ser articulado pelos mesmos economistas que fizeram o Cruzado. Na ocasião, representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) assinalaram que a iniciativa era eleitoreira e não duraria mais que três meses. Para o senador, nessa ocasião o FMI desconhecia que o povo brasileiro poderia ser mais anestesiado que o argentino.

Agora, com os resultados das pesquisas eleitorais e a admissão, pela equipe econômica, de que há risco de contágio pela crise argentina, Lauro Campos avalia que, mais uma vez, os tecnocratas estão pensando politicamente.



15/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lauro Campos: cenário atual é de terrorismo contra terrorismo

LAURO CAMPOS CRITICA POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO

LAURO CAMPOS CONTESTA ESTABILIDADE ECONÔMICA DO PAÍS

LAURO CAMPOS CLASSIFICA POLÍTICA ECONÔMICA DE SUBSERVIENTE

Lauro Campos condena política econômica do atual governo

Lauro Campos diz que política econômica está gerando anti-Estado