Lawrence Sager defende colaboração entre os Poderes para aplicação mais justa dos direitos sociais



Em palestra sobre Direito Constitucional no auditório do Programa Interlegis (Comunidade Virtual do Poder Legislativo), o constitucionalista americano Lawrence Sager defendeu a colaboração entre o Judiciário, o Legislativo e o Executivo para a aplicação mais justa dos direitos sociais. Tais direitos, destacou o jurista, estão presentes em todas as constituições dos paises democráticos do mundo.

Ao responder a pergunta do professor Marcus Faro de Castro, da Pós-Graduação de Direito Internacional Público da Universidade de Brasília (UnB), Lawrence Sager afirmou que o direito ambiental das nações deve estar relacionado ao direito internacional. Isso porque, segundo ele, uma decisão nacional em questão ambiental pode afetar outros países ou até mesmo o planeta.

Lawrence Sager, que é o diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, foi escolhido o palestrante do ano de 2007 por um grupo de juristas e acadêmicos brasileiros que criaram o prêmio William Fullbright Memorial Lectures on Public Law.

Durante o debate, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Herman Benjamim, coordenador do prêmio Fullbright, afirmou que a recente constitucionalização dos direitos sociais é uma conquista da civilização jurídica. A retirada destes direitos da Constituição, na opinião de Herman Benjamim, seria um retrocesso.

- Isso seria voltar aos tempos em que apenas o direito de propriedade, a autonomia da vontade e os direitos individuais encontravam lugar na Constituição - declarou Herman Benjamim.

O 1º secretário da Mesa, senador Efraim Morais, e o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, participaram do debate. Ao abrir o encontro, na condição de diretor nacional do programa Interlegis, Efraim Morais afirmou que a constituição pode ser entendida como a certidão de nascimento de uma nação. Ele ressaltou que a prática constitucional sempre apresenta desafios, seja na sua interpretação, seja na sua execução.

- São os desafios que nos fazem refletir regularmente sobre a importância de vivermos em um regime constitucional democrático, em um estado de direito como é o caso tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos - disse Efraim. Para o senador, o debate realizado pelo Interlegis fortalece os laços do Senado com a sociedade, valorizando a cultura e "o entendimento entre os povos".   



20/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do STF espera colaboração entre os Três Poderes

Valadares defende PEC que inclui alimentação entre os direitos sociais

Rollemberg defende mais diálogo entre os Poderes

Presidente do Ipea defende política tributária mais justa para enfrentar desigualdades e pobreza

Senado inclui a alimentação entre os direitos sociais

PEC inclui alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição