Valadares defende PEC que inclui alimentação entre os direitos sociais



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou nesta terça-feira (3) que a fome não é uma preocupação apenas do futuro governo, mas uma preocupação mundial, ao defender proposta de emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que inclui a alimentação dentre os direitos sociais que constam do artigo 6º da Constituição.

- Considero essa PEC como uma das mais importantes de todas que elaborei em oito anos de mandato. Não queremos uma distribuição aleatória e gratuita de alimentos, mas que se criem as condições para que os brasileiros possa se alimentar bem - afirmou.

Valadares lembrou que o direito à alimentação foi reconhecido pela Comissão de Direitos Humanos da ONU, em 1993, com a concordância de 52 países, incluindo o Brasil, e com apenas um voto contrário - o dos Estados Unidos.

O senador citou o deputado suíço e relator especial da ONU sobre o direito à alimentação, Jean Ziegler, o qual afirmou que -há um genocídio silencioso num planeta que, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a alimentação), pode dar de comer ao dobro de sua população-.

Valadares citou ainda pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), elaborada com o objetivo de traçar o mapa da fome no Brasil, segundo a qual há 50 milhões de miseráveis no país onde 29,3% da população tem renda inferior a R$ 80 per capita.

- Foi provado cientificamente que a fome crônica reduz a capacidade de aprendizado das crianças, diminuindo o rendimento escolar. No adulto, gera mal-estar e sua capacidade física fica muito reduzida, além disso, as mulheres acabam gerando filhos prematuros - alertou o senador.

A PEC está em sua quarta sessão de discussão e nesta quarta-feira (4) deverá ser votada no Plenário do Senado.



03/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado inclui a alimentação entre os direitos sociais

PEC inclui alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição

Valadares quer incluir alimentação entre os direitos sociais do brasileiro

Sessão debaterá emenda que inclui alimentação nos direitos sociais

Lawrence Sager defende colaboração entre os Poderes para aplicação mais justa dos direitos sociais

Valadares defende a inclusão do direito à alimentação na Constituição brasileira