Legislação favorece ‘calote oficial’ das empresas de terceirização, diz representante de vigilantes



O presidente da Federação Interestadual de Vigilantes (FITV), Vicente Lourenço de Oliveira, afirmou que a legislação atual tem favorecido o “calote oficial” das empresas de terceirização sobre o trabalhador. Ele participa de audiência pública para debater o tema, promovida nesta quarta-feira (4) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Em sua opinião, é preciso aprofundar o debate, para aperfeiçoar a legislação e conscientizar os setores empresariais, para melhorar as condições de trabalho do empregado terceirizado.

Já a consultora jurídica da Federação Nacional das Empresas de Limpeza Ambiental, Celita Oliveira Sousa, afirmou que não existe a terceirização de mão de obra, e sim a terceirização de quem administra.

Segundo a consultora, a situação mais preocupante no momento é a “irresponsabilidade de administradores públicos”, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que terceirizam o trabalho e não fazem o pagamento em dia para as empresas. Além disso, observou ela, não há reajustes anuais conforme a convenção coletiva. Outro problema, disse, é que muitas empresas que trabalharam para esses órgãos públicos faliram.

 O Senador Paulo Paim (PT-RS) assegurou que convidará os representantes da Caixa Econômica e do Banco do Brasil para debate sobre o tema na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para que eles possam apresentar esclarecimentos sobre o assunto.

Mais informações a seguir



04/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para especialistas, falta de legislação favorece compra de terra por estrangeiros

Sarney promete projeto para enquadrar empresas de terceirização

Presidente da Federação do RJ denuncia irregularidades em empresas de contratação de vigilantes

Paim pede que empresas paguem corretamente adicional a vigilantes

Senado aprova MP que favorece empresas nacionais em licitações públicas

Legislação discrimina as trabalhadoras domésticas, afirma representante da categoria