Legislação infraconstitucional pode detalhar instrumento de democracia participativa



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu que os detalhes que irão nortear o funcionamento de novos mecanismos de democracia participativa sejam definidos em legislação infraconstitucional. Ele é o autor de uma das propostas de emendas à Constituição (PECs) que criam esses novos instrumentos e que estão sendo debatidos agora em audiência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Valadares explicou que sua intenção com a PEC é aumentar o número de mecanismos disponíveis para a população exercer sua vontade, como a revogação individual ou coletiva de mandatos - chamados recall de mandatos - e o veto popular. Segundo o parlamentar, esses são instrumentos modernos, aceitos nos países mais desenvolvidos e se somariam aos instrumentos já previstos na Constituição federal, que são o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular.

A manifestação do senador acontece após a exposição de três especialistas sobre o assunto: o cientista político Paulo Kramer e os professores Fabio Konder Comparato e João Baptista Herkenhoff. Eles manifestaram suas opiniões sobre as três PEC's que tratam do tema e estão em votação na CCJ, sob relatoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Mais informações a seguir



24/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon pode alterar relatório sobre PECs de democracia participativa

CDH vai discutir legislação participativa

Mecanismos de democracia participativa serão debatidos na CCJ

CCJ APROVA REGRAS PARA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Deputado fala sobre democracia participativa na PUC

Especialização em Democracia Participativa está com inscrições abertas