CCJ APROVA REGRAS PARA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA



O plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, instrumentos da democracia participativa previstos na Constituição de 1988, estão prestes a ser regulamentados. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou hoje (dia 1°) parecer do senador Josaphat Marinho (PFL-BA) pela aprovação do substitutivo da Câmara ao projeto de lei do ex-senador Nelson Carneiro que estabelece regras para o exercício da soberania popular no país. A proposta segue para votação em plenário.

O substitutivo aprovado define as formas de consulta à população e determina que os plebiscitos e referendos devem ser convocados por decreto legislativo, mediante proposta de, no mínimo, um terço dos membros do Congresso Nacional. Pela proposta, o quorum de aprovação ou rejeição nas consultas populares é a maioria simples.

O senador Leonel Paiva (PFL-DF) apresentou voto em separado para modificar a base de eleitores no caso de plebiscito para decidir sobre a subdivisão ou fusão de estados. A proposta da Câmara estabelece que a população diretamente interessada na criação de novos estados compreende tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto a do que sofrerá desmembramento.

- Da maneira que está colocada, a proposta encerra as perspectivas de qualquer região interessada em se desmembrar de estado - afirmou Leonel. O senador chegou a questionar a constitucionalidade do plebiscito, citando decisões judiciais que determinam que só se consulte a população diretamente interessada em emancipar-se.

Apesar da argumentação de Leonel Paiva sua proposta só obteve o apoio do senador Bello Parga (PFL-MA). Para o senador Jefferson Péres (PSDB-AM), o entendimento de Leonel poderia incentivar a proliferação de novos estados. "O propósito do substitutivo é exatamente tornar difícil a criação de novas unidades da Federação", interpretou Jefferson, encarregado de substituir Josaphat Marinho na leitura do parecer.



01/07/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE MARINA CRIA SECRETARIA NO TCU PARA APOIAR DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Para Sarney, democracia representativa está fadada a desaparecer e dará lugar à participativa

Mecanismos de democracia participativa serão debatidos na CCJ

Deputado fala sobre democracia participativa na PUC

Especialização em Democracia Participativa está com inscrições abertas

Legislação infraconstitucional pode detalhar instrumento de democracia participativa