Legislativo debate a implantação de ações sustentáveis no âmbito da administração pública



O Senado, em parceria com a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União (TCU) realiza, entre os dias 29 e 31 de outubro, o 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo. O objetivo do encontro é discutir experiências obtidas com a adoção de programas de gestão ambiental nos três níveis do Poder Legislativo. A iniciativa pretende conciliar a exposição de práticas desenvolvidas pelo Congresso Nacional, TCU, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, com palestras técnicas sobre implantação de ações sustentáveis dentro da esfera administrativa governamental.

Participarão das discussões representantes de organizações não-governamentais (ONGs) ambientalistas, que informarão sobre atividades que podem beneficiar os órgãos governamentais, mediante acordo de cooperação firmado entre as instituições públicas e as do terceiro setor. As instituições têm programas de gestão ambiental específicos. O Senado desenvolve o programa Senado Verde. A Câmara e o TCU desenvolvem os programas EcoCâmara e TCU Sustentável, respectivamente.

Programação

Após a apresentação do Coral do Senado, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), dará início, às 9h30, às atividades, juntamente com os deputados Sarney Filho (PV-MA), Paulo Teixeira (PT-SP) e outros representantes do Senado, do TCU e da Câmara.

No primeiro painel, haverá palestras com os temas sobre gestão ambiental e licitação sustentável, entre 10h e 12h. À tarde, os participantes assistirão a palestras acerca de gestão sócio-ambiental de resíduos, transporte sustentável, educação ambiental e democratização da linguagem ambiental ou educação para o consumo, entre 14h e 16h30. No último painel de palestras, temas como arquitetura e construção sustentável na administração pública, gestão ambiental de água e de energia, e parcerias entre ONGs ambientalistas e órgãos públicos fecharão o ciclo de debates do primeiro dia, previsto para encerrar-se às 18h15.

No dia 30, terça-feira, o 1º secretário do Senado, Efraim Morais (DEM-PB), o presidente do TCU, ministro Marcos Vilaça, e o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), abrirão as atividades. Logo após, o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, e o secretário-geral do TCU, Sérgio Freitas, falarão, respectivamente, sobre os programas Senado Verde, Ecocâmara e TCU Sustentável, em palestras previstas para durar até 12h.

À tarde, a partir das 14h, haverá apresentação de casos de gestão ambiental que obtiveram êxito no Legislativo estadual, com representantes das Assembléias Legislativas de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo. Às 16h, representantes das Câmaras Municipais de São Paulo, Birigui e Porto Alegre apresentarão casos que foram bem-sucedidos do Legislativo municipal. Nos dois primeiros dias, as atividades acontecerão no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

No dia 31 de outubro, haverá o Curso de Formação de Gestores da Água em Edificações, no auditório do Interlegis, no Senado, com a engenheira Lúcia Helena de Oliveira. Serão oferecidas 70 vagas gratuitas. As inscrições podem ser realizadas nos dias 29 e 30 de outubro.



26/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Decreto proíbe contratação de pessoal no âmbito da administração pública estadual direta e indireta

Especialistas debatem ações de combate à corrupção na administração pública

CMA debate relatório sobre controle da administração pública

CMA debate relatório sobre controle da administração pública

Planejamento debate modernização do sistema de organização institucional da administração pública

Ipea promove debate sobre cidadania e administração pública nesta quinta