Planejamento debate modernização do sistema de organização institucional da administração pública



Começou nesta terça-feira (14) o Seminário Fortalecimento do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg). O evento está sendo realizado no Naoum Plazza Hotel, em Brasília. O objetivo é apresentar propostas e projetos preparados pelos departamentos da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, para modernizar as atividades Siorg.


A proposta é modelar o Siorg como sistema administrativo, ferramenta de informações e rede colaborativa, com a finalidade de estreitar o relacionamento do órgão central do sistema (Planejamento/Seges) com os órgãos setoriais (ministérios) e os órgãos seccionais (autarquias e fundações).


O seminário terá, ao longo do dia, a participação de especialistas internacionais, como Julio-Gómez Pomar (Espanha) e Carmen Sycz (Argentina), que falam sobre experiências em seus países, na área de inovação e modernização administrativa.


Na abertura do encontro, o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Tiago Falcão, destacou a importância do novo Siorg, afirmando que "o novo escopo significa construção de espaços de articulação, de intercâmbio e de consensos entre dirigentes e técnicos com atuação em temas de gestão" e que esse processo de aperfeiçoamento da coordenação governamental faz parte do atual momento histórico.


Para ele, o Brasil vive um momento estratégico, propício à construção do "Estado inteligente, necessário para acompanhar as mudanças que estão em curso e que revelam um novo país, em pleno ciclo de crescimento e com uma sociedade cada vez mais complexa e exigente".


Diante desses desafios, lembrou o técnico, caberá cada vez mais á administração pública federal o papel de formulação, supervisão e coordenação de políticas, considerando a estrutura federativa do país, em que a tarefa da efetiva implementação das políticas públicas é dos demais entes.


Entre os temas da nova agenda de trabalho do Siorg, o secretário citou a necessidade de desenvolver uma interlocução mais ativa sobre temas de gestão entre as unidades que compõem o sistema e também a necessidade de qualificar o processamento das demandas por estruturas e cargos, com maior nível técnico e a inclusão de componentes de planejamento da força de trabalho, associado a alinhamento estratégico e desempenho institucional.


Da mesa de abertura do seminário, também participaram a diretora espanhola da AECID, Rosário Abad, e os diretores de departamentos da Seges, Nildo Luzio, Ciro Christo Fernandes, Bruno Palvarini e Luis Antônio Tauffer Padilha.


?


Fonte:
Ministério do Planejamento



14/09/2010 17:22


Artigos Relacionados


Planejamento: Seade conclui sistema de organização do acervo da Segurança Pública

Senado lança livro sobre a modernização da administração pública

Planejamento divulga datas para recesso de fim de ano na administração pública federal

Sarney recebe assessores do projeto Arquitetura Institucional do Sistema Único de Segurança Pública

CGU passa a compor a rede do Sistema de Gestão da Administração Pública Federal

CMA debate relatório sobre controle da administração pública