Legislativos estaduais pedirão a Renan autonomia para legislar



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe, às 17h30 desta segunda-feira (26), o presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), deputado Liberman Moreno, a fim de discutir a idéia defendida pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de dar aos estados autonomia para fazer mudanças na legislação penal. Liberman Moreno vem acompanhado de integrantes da diretoria-executiva da Unale, trazendo também presidentes de assembléias legislativas.

De acordo com informações enviadas à imprensa, a Unale deseja o apoio de Renan para apressar a aprovação de projetos que fortaleçam os legislativos estaduais e recuperem prerrogativas que teriam sido perdidas com a Constituição de 1988, elaborada por Assembléia Nacional Constituinte. O presidente da Unale afirma que as urgências dos estados são diferentes e não podem depender de uma legislação única, produzida em Brasília.

- Entendemos que, para atender melhor à população, as leis devem considerar as especificidades de cada região. E, para isso, é necessário um pacto federativo. É preciso agilizar o processo de formatação das leis.

Na opinião de Liberman Moreno, ao concentrar no Congresso todo o poder de legislar para os estados, o Brasil acaba prejudicando as unidades da Federação.

"Entendemos que as assembléias legislativas estão aptas a legislar sobre problemas que, ao contrário do Congresso, conhecem tão de perto. A independência dos estados pode melhorar a legislação penal, a ambiental, a de trânsito e outras, gerando maior resolução das questões que afligem os cidadãos", afirma o presidente da Unale.

A entidade também quer pedir apoio para a aprovação da proposta de emenda à Constituição 13/03, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). Conhecida como PEC da municipalização, a proposta, em exame no Senado, devolve aos estados a prerrogativa de criar municípios. No ano passado, a Unale criou uma comissão especial para acompanhar a tramitação dessa PEC e realizou debates com representantes de 17 estados para analisar a proposição e elaborar sugestões.

Em defesa dessa iniciativa, Liberman Moreno diz que a grande expectativa das assembléias é possibilitar o crescimento econômico dos futuros municípios a serem emancipados.

"A municipalização significa a descentralização do poder na região beneficiada, o que é um aspecto muito positivo, que alavanca a economia local evitando o êxodo rural", afirma o presidente da Unale.



26/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan anuncia comissão para debater autonomia dos estados para legislar sobre segurança

PEC dá autonomia aos municípios para legislar sobre o funcionamento do comércio

Demóstenes é favorável à autonomia dos estados para legislar sobre segurança

Deputados pedirão ao STF sessão aberta para votação de projeto da perda de mandato de Renan

Tasso anuncia que senadores pedirão já saída de Renan da Presidência da Casa

Presidente e relatores do Conselho de Ética pedirão continuação da perícia em documentos apresentados por Renan