Lei aprimora critérios para incluir produtos e tratamentos pelo Sistema Único de Saúde



Uma norma sancionada pela presidenta Dilma Rousseff na última semana estabelece os critérios para a inclusão de medicamentos e a incorporação de novos produtos e tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei 12.401, que entra em vigor dentro de seis meses, beneficia os usuários do SUS. A população terá maior acesso a medicamentos e procedimentos em saúde, com a garantia de qualidade comprovada por rigorosa avaliação técnica e científica destes produtos e serviços, incluindo os casos em que a oferta é determinada por decisão judicial.

Com a nova legislação, segundo o Ministério da Saúde, o Judiciário contará com parâmetros precisos para melhor subsidiar as ações judiciais relacionadas à saúde.

Os critérios previstos na lei se baseiam em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, formulados por profissionais de saúde de diferentes unidades do SUS. “Ao regulamentar a entrada de novos produtos e procedimentos na rede pública, a Lei 12.401 beneficiará o cidadão e fortalecerá a atuação do Ministério da Saúde, que terá ainda mais capacidade para orientar as atividades econômicos em prol das necessidades em saúde”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

A nova lei estabelece critérios de eficácia, segurança e custo-efetividade como condições para a inclusão de novos medicamentos, produtos e procedimentos na lista do SUS. E fixa prazo de 180 dias para a conclusão dos processos, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias. “Esse é o tempo necessário para a realização de todos os estudos e análises que garantam a qualidade e eficiência das ações de saúde”, observa Gadelha.


Fonte:
Ministério da Saúde



02/05/2011 15:42


Artigos Relacionados


Vítimas de queimaduras terão assistência ampliada pelo Sistema Único de Saúde

CAS aprova atendimento integral em todas as especialidades pelo Sistema Único de Saúde

Sistema de Saúde vai oferecer 9 novos tratamentos contra câncer

Subcomissão quer soluções para Sistema Único de Saúde

ADIADA DISCUSSÃO SOBRE RECURSOS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Brasil deverá investir mais para garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde