Lei de Responsabilidade Social do RS é uma das principais do Brasil



A responsabilidade social é uma preocupação das empresas que realmente se interessam com o desenvolvimento humano e econômico das comunidades onde atuam. A questão ganhou contornos mais consistentes nos últimos dez anos, apontando caminhos e alternativas para as empresas ganharem um espaço maior no contexto onde atuam - além simplesmente de visarem o lucro. A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul está inserida dentro deste contexto. A Casa criou em 2000 o Prêmio de Responsabilidade Social para destacar as empresas gaúchas que têm uma razão mais consistente de agir fora do seu eixo de produção. Confira aqui as leis que já existem nos âmbitos federal, estadual e municipal sobre a matéria. A lei gaúcha é uma das destacadas.


O Instituto Brasileira de Análises Sociais e Econômicas (Ibase)apoia toda e qualquer iniciativa ou lei que sirva para divulgar e incentivar o Balanço Social, a Responsabilidade Social das Empresas e o princípio da Empresa Cidadã. Porém, acreditamos não ser possível, neste momento, criar uma verdadeira Cidadania Empresarial através de decreto. Assim, entendemos que a cidadania e a responsabilidade social devem ser construídas e concretizadas, antes de tornarem-se obrigatórias.



PROJETOS DE LEI - ESFERA FEDERAL

Projeto de Lei (PL) 3.116/97

Marta Suplicy e outras duas deputadas (Maria da Conceição Tavares - PT/RJ e Sandra Starling - PT/MG, que terminaram seus mandatos em 31 de janeiro de 1998) apresentaram o Projeto de Lei (PL) 3.116/97, que criava e tornava obrigatório o balanço social para todas as empresas públicas e para as empresas privadas com 100 ou mais empregados. Este PL chegou até a Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados em 19.06.1997 e foi arquivado em 01/02/98. O relator foi o deputado Jair Meneghelli (PT-SP). Este PL foi arquivado de acordo com o artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que determina que os os projetos que não tenham sido aprovados por todas as comissões temáticas (além da Comissão do Trabalho, o projeto do balanço social teria que passar ainda pela Comissão de Economia, Indústria e Comércio e pela Comissão de Constituição e Justiça) até o fim da legislatura, sejam automaticamente arquivados quando inicia-se a próxima.

Projeto de Lei (PL) nº 0032 de 1999

Tramita atualmente na Câmara dos Deputados o PL 032/99, de autoria do deputado Paulo Rocha - PT/PA. Foi apresentado no dia 03/02/99. Este PL é a reapresentação do PL da deputada Marta Suplicy. Atualmente o projeto está na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (onde foi apresentado no dia 21/06/99), e um novo relator está sendo articulado. O relator anterior era o Deputado Roberto Argenta. Em breve, a íntegra do PL estará disponível aqui. Maiores informações: [email protected]

Últimas informações: O PL 32/99 do Dep. Federal Paulo Rocha, que cria o Balanço Social, foi aprovado na Comissão do Trabalho em 17/11/1999 e seguirá tramitando agora na Comissão de Finanças. Posteriormente, se aprovada, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça.

PROJETOS DE LEI - ESFERA ESTADUAL

Rio Grande do Sul: Lei nº 11.440, de 18-01-2000 - Projeto de Lei sobre Responsabilidade Social, de autoria do Deputado Estadual Cezar Buzatto (PPS), cujo texto contou com a contribuição do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul e foi transformado na Lei nº 11.440. Esta institui o Balanço Social para empresas estabelecidas no Estado do Rio Grande do Sul, o qual será assinado por Contador ou Técnico em Contabilidade devidamente habilitado perante o CRC-RS ao exercício profissional.

LEIS E PROJETOS - ESFERA MUNICIPAL

Município de São Paulo/SP: A Resolução nº 005/98 "Cria o Dia e o Selo da Empresa Cidadã às empresas que apresentarem qualidade em seu balanço social e dá outras providências". A autoria é da Vereadora Aldaiza Sposati. Esta Resolução está em vigor e já premiou diversas empresas na Cidade de São Paulo. Maiores informações: Selo Empresa Cidadã ou [email protected]

Município de Santo Adré/SP: O projeto de Lei 004/97, tornou-se a Lei nº 7.672, de 18 de junho de 1998, de autoria do Vereador Carlinhos Augusto, "Cria o Selo Empresa-Cidadã às empresas que instituírem e apresentarem qualidade em seu Balanço Social e dá outras providências".

Município de Porto Alegre/RS: A Lei 8118/98 de autoria do Vereador Hélio Corbelini do PSB "Cria o Balanço Social das Empresas estabelecidas no âmbito do Município de Porto Alegre e dá outras providências". Esta lei foi sancionada em 05/01/98 e publicada em 09/01/98 no Diário Oficial.

Município de João Pessoa/PB: O Projeto de Resolução nº 004/98 do Vereador Júlio Rafael, "Institui o Selo Herbert de Souza às empresas que apresentarem qualidade em seu Balanço Social e dá outras providências".

Município de Uberlândia/MG: A Câmara Municipal de Uberlandia instituiu em novembro de 1999 o "Selo Empresa-Cidadã". A proposta foi da vereadora Fátima Paiva - PHS. Informações: [email protected]

07/11/2002


Artigos Relacionados


Brasil pode ter índice de responsabilidade para aferir desempenho de gestores na área social

Busatto propõe Lei de Responsabilidade Social

Zambiasi propõe Lei de Responsabilidade Social

Zambiasi diz que responsabilidade social é de todos

CPI propõe Lei de Responsabilidade Social para o futebol

Responsabilidade social é tema de programa na TV Senado