Lei regulamenta trabalho voluntário no serviço público
Conforme o deputado Cherini, qualquer cidadão, maior de 16 anos, poderá se inscrever como voluntário para prestar serviços junto aos diferentes órgãos públicos. O inscrito prestará serviço gratuito, no mínimo, por duas horas semanais, que serão combinados de comum acordo com os órgãos envolvidos. O voluntário firmará compromisso de prestação de serviço, especialmente em situações de necessidade coletiva.
"O voluntariado é comum em diversos países no mundo, e nos EUA, por exemplo, muitos Estados contam com prestação de serviço voluntários nos órgãos públicos", destaca o parlamentar. Mas no Brasil faltam normas para disciplinar o trabalho voluntário no setor público, o que o seu projeto - agora transformado em lei - tem o objetivo de criar os mecanismos necessários para que os poderes constituídos utilizem o trabalho voluntário sem correr o risco de sofrer ações judiciais cobrando vínculo empregatício.
Para Cherini, com a formação do voluntariado para órgãos públicos, "teremos jovens, adultos e idosos oferecendo parte do seu tempo no auxílio à população". A prestação de serviços poderá ser realizada em setores como saúde, educação e lazer. A proposta prevê a participação de pessoas com instrução superior, garantindo a presença de médicos, professores e advogados a serviço da população.
Cherini também prevê a participação de aposentados no trabalho voluntário em órgãos públicos.
01/21/2002
Artigos Relacionados
Lei regulamenta trabalho voluntário no serviço público
CDH debate segurança do trabalho no serviço público
CDH discute segurança no trabalho no serviço público
CDH vai convidar ministra do Planejamento para debater segurança e saúde no trabalho no serviço público
SANCIONADA A LEI DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO
CAS DISCUTE SERVIÇO VOLUNTÁRIO