Lei Sarney foi pioneira no incentivo à cultura
A Lei Rouanet é uma evolução da Lei Sarney (Lei 7.505/86), que até 1990 permitiu abater do Imposto de Renda doações (100%), patrocínios (80%) e investimentos (50%) em cultura.
O atual presidente do Senado, José Sarney, apresentou essa proposta pela primeira vez em 1972, em seu primeiro mandato como senador. Devido às dificuldades de implementar uma parceria público-privada em plena ditadura militar, não conseguiu aprovação. No ano seguinte tentou mais duas vezes. Em 1980, fez mais dois projetos similares, que também foram arquivados com a alegação de que eram inconstitucionais.
Mas a ditadura militar acabou, e o primeiro presidente civil foi justamente José Sarney. Em 1986, 14 anos depois de apresentar pela primeira vez seu projeto, pôde enfim transformar sua ideia em realidade, por meio de decreto.
Em 1990, a Lei Sarney foi eliminada pelo governo Collor. Um ano depois, no entanto, criou-se a Lei Rouanet, que, não por acaso, tem a seguinte apresentação: "Restabelece princípios da Lei 7.505, de 2 de julho de 1986".
Márcio Maturana / Jornal do Senado
20/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilberto Gil negocia com Sarney tramitação de novas leis de incentivo à cultura
Veto Total P.L. 215/99 Incentivo à cultura
Comissão de incentivo à cultura reúne-se em São Luís (MA)
Comissão de Incentivo à Cultura se reúne em Brasília
Serpro institui Programa de Incentivo à Cultura
Incentivo à cultura atinge valor recorde em SP