Gilberto Gil negocia com Sarney tramitação de novas leis de incentivo à cultura



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (29) o ministro da Cultura Gilberto Gil. As conversações foram acerca de duas leis que o ministério enviará ao Congresso em breve: a que regulamenta o funcionamento da Agência Nacional de Cinema e Audiovisual (Ancinave), ampliando a atuação da Agência Nacional de Cinema (Ancine), e a proposta que modifica a Lei Rouanet, permitindo que pessoas físicas e pequenas empresas também possam deduzir do imposto de renda (IR) investimentos em cultura.

- Viemos conversar com o presidente Sarney sobre a melhor forma de apresentar esses projetos, de forma que tramitem sem obstruções nem atrasos. O presidente Sarney sugeriu que não mandássemos as duas propostas juntas e sim uma depois da outra. Portanto, vamos mandar para o Congresso primeiro a lei da Ancinave, embora ambas pudessem ser enviadas em breve - disse Gil.

O ministro informou que a lei da Ancinave está sendo agora encaminhada para a Casa Civil, para que seja examinada, e deverá chegar ao Congresso Nacional em agosto. O novo formato da Lei Rouanet está quase pronto, faltando apenas definir percentuais de desconto no IR e garantindo a participação de pessoas físicas e pequenas empresas, mas o Ministério da Cultura aguardará mais um pouco antes de mandar o texto para exame dos parlamentares, informou o ministro.

Gilberto Gil completou 62 anos no último dia 26. O segredo para manter tão boa forma mesmo com o passar dos anos, segundo ele, é -viver da melhor forma possível, evitar estresses grandes, cuidar do físico e da alimentação, trabalhar, baixar o número de desavenças ao menor possível e ter uma certa alegria de viver-, ensinou, sorrindo.



29/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo quer preservar as leis estaduais de incentivo à cultura

Sarney discute Plano Nacional de Cultura com Gilberto Gil

Lei Sarney foi pioneira no incentivo à cultura

Cultura: Novas regras para captação de patrocínio por incentivo fiscal

Gilberto Goellner defende revisão de leis ambientais

Gilberto Goellner propõe incentivo a empregadores para construção de moradias destinadas a seus empregados