Leilão para construção de Belo Monte será homologado em julho



O leilão para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte será homologado no dia 1º de julho com o consórcio Norte Energia - formado por nove empresas -, vencedor da concorrência. O Ministério das Minas e Energia (MME) oficializará a outorga da concessão ao grupo no dia 23 de setembro, e marcou para o dia 30 do mesmo mês a assinatura do contrato, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão para funcionamento da usina é 2015.

Projetada para ser construída no rio Xingu, no Pará, a usina hidrelétrica Belo Monte deverá custar, pelo menos, R$ 19 bilhões, segundo o governo. A usina terá capacidade de gerar 11.233,1 megawatts (MW) de energia, o que fará da obra a maior hidrelétrica inteiramente brasileira e a terceira maior do mundo, atrás da chinesa Três Gargantas (22,5 mil MW) e da binacional (brasileira e paraguaia) Itaipu (14 mil MW), segundo a Aneel.

As empresas que formam o consórcio Norte Energia são: Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), com 49,98%; Construtora Queiroz Galvão S.A, com 10,02%; Galvão Engenharia S.A, com 3,75%; Mendes Junior Trading Engenharia S.A, com 3,75%; Seveng-Civilsan S.A, com 3,75%; J Malucelli Construtora de Obras S.A, com 9,98%; Contern Construções e Comércio Ltda., com 3,75%; Cetenco Engenharia S.A, com 5%; e Gaia Energia e Participações, com 10,02%.



19/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGU explica defesa usada no TRF1 para garantir realização do leilão de Belo Monte

Estudos para construção de Belo Monte começaram na década de 70

Obras para a construção da Usina de Belo Monte irão continuar

Subcomissão discute cumprimento de obrigações para construção de Belo Monte

Luiz Otávio destaca construção da usina de Belo Monte, no Pará

Aneel homologa leilão de Belo Monte na quinta