Leis que garantem punição para crimes na internet são sancionadas
As novas regras alteram o Código Penal para definir os crimes cibernéticos e instituir as respectivas penas
A presidenta Dilma Rousseff sancionou duas leis que tipificam os crimes na internet, aprovadas pelo Congresso Nacional em outubro e novembro. As leis foram assinadas na última sexta-feira (30) e publicadas na edição dessa segunda-feira (3) do Diário Oficial da União. Após 120 dias da publicação, as leis caracterizadas como crimes cibernéticos entrarão em vigor.
As novas regras alteram o Código Penal para definir os crimes cibernéticos e instituir as respectivas penas. As leis tipificam crimes como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mail, a derrubada proposital de sites e o uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do titular.
A disseminação de vírus de computador ou códigos maliciosos para roubo de senhas também poderá ser punida com prisão de três meses a um ano, além de multa.
A prática de uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do dono, por exemplo, passará a ser equiparada à falsificação de documento, com penas de um a cinco anos de prisão e multa.
Crimes cibernéticos
04/12/2012 11:54
Artigos Relacionados
CAE aprovou no semestre punição para crimes cometidos pela internet e outras 60 matérias
Leis que integram Programa Brasil Maior são sancionadas com vetos
LEIS DOS DIREITOS AUTORAIS E DA REGIÃO INTEGRADA DO DF SERÃO SANCIONADAS AMANHÃ
Novas regras para vetos garantem a palavra final do Congresso na elaboração das leis
Paim quer consolidar leis que garantem direitos das pessoas com deficiência
Maior punição para lutadores que cometerem crimes