Leite modificado na mira da CPI



O deputado Giovani Cherini (PDT), relator da CPI do Leite, quer acabar com o "leite modificado". O parlamentar defende que a indicação de "leite" seja restrita a identificação do produto in natura, pasteurizado ou longa vida. Cherini suspeita de adição de soro láctico na composição do leite.

O parlamentar apresentou requerimento a CPI solicitando análise urgente das marcas de leite comercializadas no Estado. Nos últimos 12 meses a importação de soro pelo Brasil aumentou cerca de 60%. "Onde está o soro é que queremos saber", indaga Cherini.

O deputado argumenta que os leite modificado (ou reconstituído a partir do leite em pó) deve ser rotulado como complexo lácteo ou bebida láctea natural ou similares, e não como leite, para que o consumidor seja informado com clareza da sua composição. O soro é um subproduto do leite. É uma matéria-prima empobrecida, constituindo-se empecilho para obtenção de um produto nutritivo e saudável, caso seja misturado ao leite.

A CPI do Leite de Goiás, já encerrada, apurou, entre outros fatos, que o soro e leite em pó importados para uso animal estão sendo indevidamente vendidos como produtos para o consumo humano. Registrou ainda que faltam programas governamentais federais, estaduais e municipais para aquisição do produto.


02/28/2002


Artigos Relacionados


VídeoSP: no Dia Nacional da Doação de Leite Humano, conheça o Banco de Leite do Estado, referência no país

Sob a mira de CPIs

Contas de luz terão cálculo modificado

ARRUDA: IPC DEVE SER EXTINTO OU MODIFICADO

Parlamentares na mira do Supremo

Meninos na mira dos traficantes