Leonel Pavan defende criação de universidade federal no oeste de SC



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (20), a desconcentração das oportunidades de ensino superior público no país. Nesta perspectiva, apelou pela aprovação de proposição, em análise na Comissão de Educação (CE), que trata da criação da Universidade Federal do Oeste Catarinense.

- Trata-se de uma região (oeste de Santa Catarina) que vem apresentando excelentes resultados, especialmente no agronegócio - afirmou.

Além de contribuir com boa parte da produção brasileira de grãos, aves e suínos, a região começa a explorar também, conforme Pavan, seu potencial turístico, baseado na exploração de fontes hidrotermais. Já o meio-oeste catarinense, acrescentou, sobressai pela forte tradição agroindustrial, despontando ainda como um importante pólo metal-mecânico.

Não obstante esse potencial produtivo, o senador tucano diz que as oportunidades de educação superior em Santa Catarina -não têm dado maiores chances à região-. Das 52 universidades sediadas no estado, apenas quatro são públicas, das quais duas localizam-se na capital. O problema é que as cidades da região oeste distam, em média, 500 quilômetros da região litorânea. Ele lembrou ainda que poucas famílias podem bancar o deslocamento de um filho para estudar em Florianópolis.

Em seu discurso, Leonel Pavan também atestou a carência de vagas públicas no ensino superior catarinense, pouco mais de 9,2 mil em um universo de 40 mil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

- É necessário criar novas vagas, preferencialmente na região oeste, a menos favorecida pela oferta de educação superior - frisou.



20/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova criação da Universidade Federal do Oeste do Pará

Pavan cobra criação de universidade federal e critica política agrícola do governo Lula

Leonel Pavan critica governo federal

Garibaldi defende criação de universidade federal em Mossoró

Lídice defende criação da Universidade Federal do Sul da Bahia

Leonel Pavan diz que o governo federal está sufocando os municípios