Pavan cobra criação de universidade federal e critica política agrícola do governo Lula



Ao comentar a entrega de abaixo-assinado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela comunidade de Chapecó (SC), que reivindica a instalação de uma universidade federal na região, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) defendeu a aprovação de projeto de lei de sua autoria, em tramitação na Câmara, que cria a Universidade Federal do Oeste de Santa Catarina (Ufoeste). Pavan aposta na descentralização do ensino superior como estímulo ao desenvolvimento do país e observa que o estado só conta hoje com uma instituição federal de ensino superior.

Segundo informou, a única universidade federal catarinense (UFSC) situa-se em Florianópolis, que reúne mais de 80% das vagas do ensino superior no estado. A ausência de uma universidade pública no Oeste de Santa Catarina, distante 800 quilômetros da capital, favorece o êxodo de jovens para o litoral, o que contribuiria para elevar o custo do ensino e gerar desemprego.

Agricultura

Pavan também criticou políticas do governo federal para o setor agrícola. Uma das queixas referia-se ao reduzido volume de crédito liberado para os agricultores catarinenses, que estariam ameaçando fechar um trecho de rodovia por dia em protesto. Apontou ainda a ausência de ações pela reforma agrária como responsável pelo aumento de adesões ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).



19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leonel Pavan defende criação de universidade federal no oeste de SC

Pavan critica o governo e cobra dinheiro para calamidades

Leonel Pavan critica governo federal

Pavan cobra do governo federal apoio às indústrias de Santa Catarina

Pavan critica não-liberação de seguro agrícola aos produtores catarinenses

Marcos Guerra cobra política de geração de empregos do governo federal