LEVY DIAS PEDE PROVIDÊNCIAS PARA PRESERVAR A DEMOCRACIA NO PARAGUAI
O senador Levy Dias (PPB-MS) apelou hoje (dia 11) ao governo brasileiro para que induza o governo paraguaio a realizar eleições democráticas, respeitando a candidatura de Lino Oviedo, que se encontra preso e aguardando julgamento. Observando que a democracia paraguaia se encontra ameaçada, o senador pediu que o embaixador Bernardo Pericás mantenha o governo brasileiro informado sobre tudo o que acontece naquele país.
Levi Dias observou que Lino Oviedo é o único preso político em toda a área do Mercosul, para acrescentar que, pelo Tratado de Assunção, essa organização de livre comércio só pode existir entre países de regime democrático. Referia-se ao fato de que o presidente Juan Carlos Wasmosy pretende adiar as eleições no Paraguai, tendo criado um tribunal especial para julgar Lino Oviedo, que é candidato registrado.
Ele lembrou que, em novembro do ano passado, já alertava o plenário sobre a crise paraguaia. Na ocasião, mencionara os laços que uniam aquele país ao Brasil, referindo-se às centenas de trabalhadores brasileiros e paraguaios que cruzaram a fronteira para empregar-se nos dois países. Em sua opinião, a crise dos últimos dias poderá levar o Paraguai "a sair do regime democrático".
11/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
LEVY DIAS PEDE APOIO À DEMOCRACIA NO PARAGUAI
LEVY DIAS DEFENDE HIDROVIAS NA BACIA PARANÁ-PARAGUAI
OSMAR DIAS PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO AO MINISTÉRIO DO ESPORTE
Alvaro Dias pede providências contra quebra de sigilo do caseiro que acusa Palocci
ÁLVARO DIAS PEDE QUE FHC NÃO DEIXE DE LADO A SOCIAL-DEMOCRACIA
LEVY DIAS É HOMENAGEADO EM APARTES NO PLENÁRIO