OSMAR DIAS PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO AO MINISTÉRIO DO ESPORTE



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) pediu nesta terça-feira (dia 19) providências urgentes do Senado e do presidente Fernando Henrique Cardoso para esclarecer denúncias "graves e repetidas", publicadas na imprensa, sobre a atuação do ministro dos Esportes e Turismo, Rafael Greca. ".
- São denúncias de cobrança de propina para liberação de autorizações para casas de bingo e máquinas eletrônicas, lavagem de dinheiro do narcotráfico e até envolvimento com a máfia italiana, publicadas pelos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S.Paulo e pelas revistas Veja e IstoÉ. Se comprovadas, a podridão é imensa - afirmou o senador".
Osmar Dias lembrou que, no dia 10 de setembro, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou requerimento convocando Greca para depor no Senado. "Tenho certeza de que o presidente Antonio Carlos Magalhães, empenhado em combater a corrupção na CPI do Judiciário, não tardará em colocar o requerimento em votação". ".
Ele fez questão de dizer que não está acusando Greca de corrupção. "Ao contrário, queremos dar ao ministro a possibilidade de explicar as acusações e se defender. Acredito que o presidente Fernando Henrique deverá ser o primeiro a instar Greca a vir depor no Senado", disse. ".
O senador pelo Paraná afirmou considerar imprescindível, também, que o Senado, ou a Comissão de Assuntos Sociais, ouça os funcionários do ministério que pediram demissão de seus postos e foram ao Ministério Público protocolar denúncias sobre graves fatos. "Por não aceitarem os acordos que estavam sendo feitos, foram obrigados a se demitirem", destacou. ".
Osmar Dias lembrou que está em exame na CAS um projeto liberando os jogos de azar no Brasil, possibilitando a organização de casinos. "Como presidente da Comissão, não posso colocar o projeto em votação, antes que essas denúncias sobre bingos, a transformação das máquinas eletrônicas em caça-níqueis disfarçados, lavagem de dinheiro e até envolvimento com a máfia estejam esclarecidas", observou. ".
Em apartes, os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Roberto Requião (PMDB-PR), paranaenses como Greca, afirmaram terem conhecimento de denúncias de corrupção contra o ministro, muito antes que ele viesse a ocupar a pasta dos Esportes e Turismo. ".
Ainda em apartes, os senadores Marina Silva (PT-AC) e Eduardo Suplicy ressaltaram a urgência de se aprovar a convocação de Greca para depor no Senado."Também será importante ouvir os funcionários do Ministério que foram demitidos (ou forçados a se demitirem), e ainda o depoimento do tesoureiro de campanha do ministro, Luiz Antonio Buffara, que aparece em quase todas as denúncias da imprensa", disse Suplicy.

19/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO À CVM

Osmar Dias quer providências do governo contra espionagem agrícola

Serys pede providências em relação ao desmatamento da Amazônia

Serys pede providências em relação ao desmatamento na Amazônia

Ana Amélia pede providências do Senado em relação a Demóstenes Torres

Paim pede providências em relação à morte de adolescente Xavante