Liberação automática para hidrelétricas de até 3 mil KW pode ser votada nesta terça




Usina Hidrelétrica de Mauá, que fica no Paraná

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) analisa, nesta terça-feira (1º), Projeto de Lei da Câmara (PLC 1/2014) que incentiva instalações elétricas de menor porte, com potência de até 3 mil KW. O projeto regulamenta a autorização para implantar pequenas centrais hidrelétricas e a dispensa de autorização no caso das termelétricas.

A proposta, entre outras medidas, autoriza o aproveitamento de potenciais hidráulicos de até 3 mil KW sem necessidade de concessão, permissão ou autorização, devendo apenas ser comunicados ao poder concedente. A legislação vigente dispensa essas formalidades apenas para o aproveitamento de potenciais hidráulicos de até 1 mil KW.

O texto também muda a Lei 9.427/1996 para autorizar o aproveitamento de potencial hidráulico de potência entre 3 mil KW e 50 mil KW, destinado à produção independente ou autoprodução, mantidas ou não as características de Pequena Central Hidrelétrica (PCH). A lei autoriza esse aproveitamento para potencial entre 1 mil KW e 30 mil KW, no caso das PCHs, e entre 1 mil KW e 50 KW nos outros casos.

Em parecer favorável a proposta, o relator na CI, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) lembrou que, nos últimos anos, a freqüência dos chamados apagões mostrou a fragilidade do sistema elétrico brasileiro. Para ele, a aprovação da medida teria um duplo efeito positivo: aumentaria a potência instalada do parque gerador e distribuiria geograficamente a geração, de forma que seria reduzida a dependência, hoje existente, em relação a longas linhas de transmissão.

Com informações da Agência Câmara



31/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prorrogação da DRU já pode ser votada nesta terça-feira

Reforma eleitoral pode ser votada nesta terça-feira

Convocação de ex-ministros da Saúde pode ser votada nesta terça-feira

Lei sobre acesso à informação sigilosa pode ser votada nesta terça-feira

MP da intervenção no setor elétrico pode ser votada pelo Senado nesta terça

Inclusão de novas áreas comerciais no regime Simples pode ser votada nesta terça