Liberação da pauta depende da votação de uma medida provisória e quatro projetos de lei de conversão



O Plenário terá de votar nesta terça-feira (1), na sessão deliberativa que começa às 14h30, quatro projetos de lei de conversão (PLV) e uma medida provisória para liberar a pauta. O primeiro item da ordem do dia é o PLV nº 34/04, proveniente da medida provisória (MP) nº 177/04, que estabelece procedimentos para o recolhimento eletrônico do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante. O adicional destina-se a atender aos encargos da intervenção da União no apoio ao desenvolvimento da marinha mercante e da indústria de construção e reparação naval.

Entre as medidas propostas pelo PLV nº 34/04, está a destinação anual de 3% da parcela do produto da arrecadação do adicional que cabe ao Fundo da Marinha Mercante ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para o financiamento de programas e projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico dos setores de transporte aquaviário e da construção naval.

Outra matéria que está sobrestando a pauta é o PLV nº 35/04, decorrente da medida provisória nº 178/04, que autoriza, em caráter excepcional, a antecipação da transferência de recursos relativos à Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre combustíveis) a estados e ao Distrito Federal para a reparação imediata da malha viária danificada por chuvas e inundações. O terceiro projeto de lei de conversão agendado para votação é o PLV nº 36/04, proveniente da MP nº 179/04, que trata da conta corrente de depósito para investimento, nova modalidade de conta sobre cuja movimentação não incidirá a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Ainda nesta terça-feira, os senadores deverão votar a MP nº 180/04, que abre crédito extraordinário no valor de R$ 1,4 bilhão para viabilizar a adesão, por parte da União, ao aumento do capital social do Banco do Brasil S.A. O último PLV que está sobrestando a pauta é o de número 37/04, que autoriza a Eletrobrás a efetuar capitalização junto à Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Liberada a ordem do dia, poderão ser votados o projeto de lei do Senado (PLS 221/03 - complementar) de autoria do senador César Borges (PFL-BA) que formaliza a possibilidade de as Forças Armadas cooperarem na repressão ao crime organizado; o projeto de decreto legislativo (PDS 527/03) que indica o nome do senador Luiz Otávio (PMDB-PA) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); o projeto de lei da Câmara (PLC 108/03 - complementar) que trata da fixação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e o PDL 392/04, que aprova o texto do acordo por troca de notas destinado a dar efetividade ao -Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista-, que conta com financiamento do Japan Bank for International Corporation, assinado entre os governos do Brasil e do Japão.

Três requerimentos de informações ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, também estão na ordem do dia: o do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) pretende obter informações sobre os processos instaurados pelo Banco Central sobre o Banco do Estado de Santa Catarina S.A. (Besc) e seus ex-administradores; o da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) quer informações sobre o Banco Mercantil de Descontos (BMD S.A.), -tendo em vista matéria publicada na revista Dinheiro que resultou na abertura de inquérito policial civil contra os ex-controladores daquele banco; o do senador Romeu Tuma (PFL-SP) quer dados sobre valores, em reais e em dólares norte-americanos, enviados ao exterior, nos anos de 1997 a 2003, pela Parmalat do Brasil, por suas empresas controladas e por outras empresas controladas pela Parmalat Itália.

As agendas das sessões desta quarta-feira (2) e desta quinta (3) estão em aberto, dependendo das deliberações da sessão de terça-feira. A sessão de sexta-feira (4) é não deliberativa, para pronunciamentos dos senadores e comunicados da Mesa e tem início às 9h.



31/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição questiona liberação de créditos orçamentários por meio de medida provisória

Renan diz que liberação da pauta depende de negociações políticas

Medida provisória tranca pauta

Adiamento de medida provisória tira de pauta PEC das MPs

Medida provisória dos diamantes obstrui a pauta do Plenário

Pauta está trancada por MPs e projetos de lei de conversão