Licenciamento deve prever impacto da mudança climática sobre obras de infraestrutura



Foi aprovado nesta terça-feira (18), pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), projeto prevendo que licenciamento ambiental de obras de infraestrutura leve em consideração a vulnerabilidade do empreendimento à mudança do clima. Para minimizar problemas futuros, deverão ser previstos cenários climáticos para o horizonte temporal de operação do empreendimento.

O texto aprovado pela CRA é um substitutivo ao PLS 32/2008,  que preserva o conteúdo do que já havia sido acatado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). A proposição atualizou o texto original com base na legislação voltada ao enfrentamento de problemas decorrentes de mudanças no clima. A matéria agora vai a Plenário.

O projeto original foi apresentado pela Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas, que funcionou no Congresso entre 2007 e 2008.

Ao apoiar a proposta, o relator na CRA, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), ressaltou que o aquecimento global tem reflexos em diversos setores, com impactos sobre a disponibilidade de recursos hídricos, a produção de alimentos, os sistemas costeiros, a indústria, entre outros.

– Empreendimentos públicos e privados que possuem horizonte de operação longo devem considerar os efeitos dessas alterações na elaboração do projeto – ressaltou ele, ao afirmar que recursos não devem ser gastos em empreendimentos que venham a ter sua funcionalidade reduzida em razão de mudanças ambientais.



18/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Licenciamento de obras pode ter que considerar impacto social

Modelagem climática ajudará a prever desastres naturais

Licenciamento ambiental das obras do PAC será debatido pela Comissão de Infraestrutura

Política Nacional sobre Mudança Climática

USP promove encontro internacional sobre mudança climática

Começa debate sobre mudança climática e economia