Líder do PSDB diz que Lula "foi arrogante" no debate



Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (10), o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que, "embora temeroso", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "foi arrogante" durante o debate com o candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin, promovido pela TV Bandeirantes no domingo (8). O senador também afirmou que o desempenho de Alckmin ficou "longe de ter sido injurioso".

Arthur Virgílio disse que o candidato do PSDB "foi claro, contundente, preciso e respeitoso em relação ao telespectador". O senador aproveitou para avalizar as críticas de Alckmin à política externa do governo Lula.

- O Brasil tinha intenção de obter o posto definitivo no Conselho de Segurança da ONU. Não conseguiu. Perdeu a chefia do Banco Interamericano de Desenvolvimento; perdeu na OMC [Organização Mundial do Comércio]; não obteve nenhum avanço em relação ao Mercosul - criticou o senador.

Para o líder do PSDB, o presidente Lula "demonstrou despreparo" na discussão de alguns temas. O senador condenou o candidato do PT por comparar o atual governo com o de Fernando Henrique Cardoso, pois, na opinião de Arthur Virgílio, as conjunturas econômicas nacional e internacional foram diferentes em cada um dos momentos.

O senador também acusou o presidente Lula por ser "o autor da inverdade" de que, em um governo Alckmin, estatais como o Banco do Brasil, Petrobras e Caixa Econômica Federal seriam privatizadas. Segundo Arthur Virgílio, Lula espalhou o boato.

- O autor da inverdade foi o próprio presidente, baixando das tamancas presidenciais para ir a uma rádio, ou a algumas rádios, espalhar algo que levou intranqüilidade para funcionários dessas instituições todas - disse.

Em apartes, os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Leonel Pavan (PSDB-SC) apoiaram e elogiaram o pronunciamento do colega do Amazonas.

10/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSDB sugere a governistas não 'caipirar' ida de Lula para lista da 'Time'

Líder do PSDB comenta queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Líder do PSDB pede explicações sobre "ameaças e recados" do presidente Lula a Garibaldi

Líder do PSDB confirma acordo para a direção da CPI, mas líder do PT reitera que partido quer a presidência

Líder do PSDB indica nomes para CPI

Alcântara deve presidir CAE, diz líder do PSDB