Líder do PSDB comenta queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva



A queda de popularidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aferida em pesquisa de opinião pública divulgada no último dia 23, foi comentada pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM), para quem -é uma pena, mas é a realidade- que a aprovação ao governo do PT esteja -descendo precipitadamente, de alto a baixo, segue rolando e vai ser difícil deixar de cair-. Segundo o senador, -parece que agora degringolou geral-, e o que está ocorrendo não é à-toa.

- Pelo contrário, Lula está colhendo a tempestade dos ventos que sua equipe insiste em espalhar - disse.

Para o líder do PSDB, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, tenta minimizar o pronunciamento popular. Mas o povo, advertiu o senador, não vaia um presidente por acaso.

- O povo anda triste. Numa das perguntas da pesquisa Sensus, 65,8% desaprovaram a compra do luxuoso avião presidencial para as viagens do presidente. Não era hora de se gastar tanto dinheiro. O custo do avião de luxo daria para aumentar um pouco o novo salário mínimo, que o governo Lula insiste em manter no patamar de R$ 260,00 - observou.

Arthur Virgílio sugeriu ao ministro José Dirceu, -para meditação-, a leitura de matéria publicada no último dia 24 no jornal O Estado de S. Paulo com uma análise de uma especialista em opinião pública, Fátima Pacheco Jordão, sobre a nova rodada da pesquisa CNT-Sensus, mostrando uma deterioração muito grande na avaliação do presidente Lula e de seu governo. Segundo a especialista, a pesquisa evidencia que o presidente e seu governo perderam o apoio de segmentos fiéis: as regiões Norte e Nordeste, os segmentos mais jovens e as faixas de baixa renda.

- Não é para menos. O povo, e especialmente as classes mais pobres, depositavam total confiança no governo Lula, que, até aqui, se tem mostrado contra a melhoria de vida dessas camadas desprotegidas. O episódio do salário mínimo é apenas um dos muitos atos do presidente em desfavor do povo - concluiu o líder do PSDB, que pediu a transcrição, nos Anais do Senado, de matérias jornalísticas sobre a queda de popularidade de Lula da Silva.



01/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Congresso Nacional

Valdir Raupp afirma que viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China será positiva

Líder do PSDB pede explicações sobre "ameaças e recados" do presidente Lula a Garibaldi

Mercadante exalta política externa e popularidade do presidente Lula

Líder do PSDB diz que Lula "foi arrogante" no debate

O perfil de um eventual governo de Luiz Inácio Lula