Líder do PSDB esclarece não ser contrário a empréstimo do BNDES para empresas de comunicação



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), sustentou nesta sexta-feira (24) que houve um entendimento equivocado do líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), em relação ao seu posicionamento sobre a concessão de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às empresas de comunicação em dificuldades. Ele declarou que não é contra esse apoio e afirmou que não falou em desnacionalização da imprensa no seu pronunciamento, em que se referiu a declaração do jornalista Otávio Frias, do jornal Folha de S. Paulo segundo o qual o governo "quer a mídia de joelhos".

Arthur Virgílio explicou que sua posição é contrária à ação -autoritária- por parte dos gestores da comunicação do governo. E aproveitou para solicitar publicamente que a Radiobrás deixe de encaminhar para sua casa o boletim diário Em Questão, que classificou de propaganda oficial semelhante à do Pravda, órgão de imprensa do partido comunista da extinta União Soviética.

Sempre em resposta a pronunciamento anterior de Mercadante, o senador enfatizou que não foi Fernando Henrique Cardoso quem perdeu credibilidade no final do governo e amargou índices elevados de rejeição. Ele atribuiu esse cenário ao risco de instabilidade que naquela época representava a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, pelo seu perfil, e ao comportamento afobado e especulativo do mercado, que acabou por provocar uma subida irreal do dólar.

O líder do PSDB pediu que o governo saia do imobilismo e cumpra os compromissos de campanha. Ao exortar o presidente Lula a ter mais ação, ele referiu-se a charge veiculada pela revista IstoÉ Dinheiro em que, munido de equipamento na mão, Lula dá ordem de -luzes, câmera-, de um lado, enquanto a população, do outro, berra -ação-, para que a filmagem se inicie. Arthur Virgílio voltou ainda a dizer que um governo, para ter êxito, precisa ser fiscalizado pela oposição.




24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores vão apresentar sugestões à proposta de empréstimo do BNDES para setor de comunicação

BNDES envia à CE proposta para empresas de comunicação

Líder do PSDB confirma acordo para a direção da CPI, mas líder do PT reitera que partido quer a presidência

Com voto contrário do PSDB Senado aprova indicação para o DNIT

Senado aprova indicação para o DNIT com voto contrário do PSDB

Líder do PSDB indica nomes para CPI