Líderes apontam êxito do Senado em votações e sugerem que reforma administrativa seja analisada sem pressa



O Senado está encerrando o ano legislativo de forma "exitosa", disse o líder do Democratas, José Agripino (RN). Para ele, mesmo sendo um "ano sofrido" para a instituição, o Senado demonstrou ter "compromisso com o país", expresso no entendimento entre as lideranças partidárias.

Tivemos um dia bom, muito positivo, com a votação do vale-cultura - elogiou Agripino, dirigindo-se ao senador Marconi Perillo (PSDB-GO), 1º vice-presidente do Senado, que dirigia os trabalhos ao final da sessão deliberativa desta quarta-feira (16).

Embora o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 221/09, que institui o Programa de Cultura do Trabalhador e cria o vale-cultura, tenha sido emendado por diversos senadores, o que obriga a proposta a retornar para análise da Câmara dos Deputados, Agripino afirmou que devese obter o melhor de uma proposta na qual o governo abre mão de impostos.

Também o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM) cumprimentou Marconi Perillo pela isenção na condução dos trabalhos, assim como exaltou a atuação da segunda vice-presidente, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

- O senado está novamente produzindo. Teremos muitas matérias produtivas no inicio de 2010 - comemorou.

Crise e reforma administrativa

Arthur Virgílio mencionou a crise vivida pelo Senado durante o ano, com diversas denúncias sobre atos secretos que favoreceriam parentes de parlamentares, contratos irregulares relacionados a empréstimos consignados e irregularidades em contratos com empresas terceirizadas, que resultaram na proposta de reforma administrativa apresentada pela Mesa Diretora.

Para o senador, a reforma administrativa do Senado não deve ser votada de "afogadilho", pois requer, avalia, um projeto de lei, a escolha de um relator e a discussão com a sociedade em audiências públicas. Para isso, sugeriu que seja votada em 2010.

- Temos que ir ao sentido grego da palavra crise - dificuldade e oportunidade - de apresentar à sociedade um Senado melhor. Nesse processo de reconstrução da imagem do Senado, não é para se votar de afogadilho - sugeriu, referindo-se à reforma.



16/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge propõe acordo a líderes para que reforma do Judiciário seja concluída

Sarney reúne líderes às 14h30 para definir votações da Reforma Política

PEC paralela: Valadares quer que líderes no Senado peçam pressa à Câmara

Líderes da oposição obstruem votações do Senado

Conselhos tutelares vivem situação caótica, apontam especialistas; senadores sugerem reestruturação e mais recursos

Íntegra da nota da Secretaria de Comunicação do Senado sobre a Reforma Administrativa do Senado