Parlamento do Mercosul discutirá composição de comissões permanentes
A composição das comissões permanentes do Parlamento do Mercosul será um dos temas da quinta sessão ordinária do órgão, a ser realizada nos dias 3 e 4 de setembro, em Montevidéu. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14) pelo vice-presidente brasileiro do parlamento, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que participou, um dia antes, de reunião da Comissão Diretora do organismo.
O novo parlamento contará com dez comissões. Cada um dos quatro atuais sócios do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - deverá contar com duas comissões de forma permanente. As outras comissões, que caberiam à Venezuela, sócio em processo de adesão, ficariam provisoriamente com dois outros países. Dois outros temas deverão ser discutidos na sessão, de acordo com o deputado: as migrações e a situação das pequenas e médias empresas no Mercosul.
Segundo Rosinha, a comissão discutiu ainda a situação de dois convênios que estão sendo negociados pelo Parlamento do Mercosul. O primeiro deles, com a União Européia, destina-se ao treinamento de pessoal para o novo parlamento. Como não foi colocado ainda em prática, informou, estão sendo renegociados os prazos previstos no documento. O segundo convênio será com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e se destinará a estabelecer uma política de comunicação para o parlamento. Rosinha informou que as negociações nesse sentido estão "avançadas".
14/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Veja as comissões permanentes do Parlamento do Mercosul
Parlamento do Mercosul elege presidentes de comissões permanentes
Parlamento do Mercosul discute composição de comissões
Líderes discutem composição das comissões permanentes
Representação brasileira volta a discutir composição do Parlamento do Mercosul
Decisão sobre composição do Parlamento do Mercosul será tomada em agosto