Líderes do DEM e do PT defendem votação da CPMF antes da eleição para presidente do Senado



A proposta de emenda à Constituição (PEC) do Poder Executivo, que propõe a prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), poderá ser votada nesta quinta-feira (6) pelo Plenário do Senado, caso a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vote as emendas à PEC na reunião desta quarta-feira (5). A defesa está sendo feita tanto pelo líder do DEM, José Agripino (RN), quanto pela líder do PT e do Bloco de Apoio do Governo, Ideli Salvatti (SC), para os quais a votação da CPMF tem que ser realizada antes da eleição do novo presidente do Senado, prevista para a próxima quarta (12).

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira pela manhã, tanto Agripino quanto Ideli afirmaram que contam com votos suficientes para votar a CPMF - Agripino pela rejeição da proposta e Ideli pela aprovação da matéria enviada pelo Executivo.

- Quanto menos tempo dermos para o governo utilizar suas armas, melhor será para nós - afirmou Agripino.

Para o líder do DEM, a disputa pela vaga da Presidência do Senado pode deixar seqüelas indesejáveis para a votação da CPMF, "mas caso a prorrogação do imposto seja votada antes da eleição, isso não acontecerá", explicou.

Agripino disse ainda que está ciente de que a vaga da Presidência pertence ao PMDB, mas afirmou que se o partido não apresentar um nome à altura da instituição, os partidos de oposição deverão unir-se para indicar um nome próprio.

- O PMDB tem vários nomes bons para indicar, um deles é o Garibaldi [senador Garibaldi Alves Filho, do Rio Grande do Norte] - destacou Agripino, ao responder ao questionamento da imprensa.

Já Ideli, ao ressaltar que a votação da CPMF antes da eleição do novo presidente da Casa é importante, destacou que o PT vai apoiar integralmente a indicação oficial do PMDB ao cargo.

- Aquilo que o PMDB decidir será respeitado pelo PT - afirmou.



05/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes falam antes da eleição para Presidência do Senado

Líderes da Minoria, do PSB e do PDT defendem eleição imediata do novo presidente do Conselho de Ética

Senadores poderão falar em plenário antes da eleição do presidente

Líderes fazem acordo e transferem votação da CPMF para terça

Projetos devem ser discutidos pelos líderes mais uma vez antes da votação

LÍDERES ACERTAM COM ACM VOTAÇÃO DA CPMF E DEPOIMENTO DE MINISTRO