Líderes estudam convocação de nova sessão do Congresso para quarta
Líderes partidários do Senado pretendem apresentar na sessão conjunta desta terça-feira (18) um requerimento para a realização de uma nova sessão do Congresso a fim deliberar sobre os vetos presidenciais. Eles se reuniram nesta terça com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para examinar todas as questões regimentais e constitucionais que envolvem o rito de apreciação dessas matérias.
A reunião foi motivada pela decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que obrigou a apreciação, em ordem cronológica, dos mais de três mil vetos parados no Congresso. Nesta terça, o Senado apresenta recurso contra decisão liminar do ministro, mas os líderes já trabalham com a possibilidade de a decisão ser mantida.
Em sua decisão, Fux afirma que não há veto mais ou menos urgente. Ele cita a leitura do veto sem que ele constasse na pauta e ressalta a falta de uma comissão mista para elaborar o relatório.
De acordo com o líder do PMDB no Senado, senador Renan Calheiros, a expectativa é de que a sessão seja convocada já para esta quarta-feira (19).
- Os líderes estão admitindo pedir ao presidente uma sessão para apreciar todos os vetos. Se os líderes entregarem um requerimento pedindo para apreciar os vetos, o presidente certamente acertará – disse Renan Calheiros.
18/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet instala sessão solene para convocação extraordinária do Congresso
Congresso realiza sessão solene para instalar convocação extraordinária
Congresso realiza sessão solene para instalar convocação extraordinária
NOVA CONVOCAÇÃO COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA
Sarney: sessão do Congresso para exame de veto depende de acordo entre os líderes partidários
Sessão do Congresso é transferida para quarta