Líderes indígenas se encontram com Renan e solicitam providências na área de saúde
Um grupo de líderes indígenas reuniu-se nesta quarta-feira (6) com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para solicitar providências na área de saúde e em relação à Fundação Nacional do Índio (Funai). Além disso, eles manifestaram apoio à criação de uma comissão parlamentar que analise a situação dos povos indígenas. Também participaram do encontro o senador Paulo Paim (PT-RS), o senador Luiz Otavio (PMDB-PA) e o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE).
- Precisamos com urgência de recursos que permitam a manutenção das ações de saúde nas comunidades indígenas - afirmou Lindomar Santos Rodrigues, membro da tribo xocó de Sergipe e representante da Articulação dos Povos Indígenas de Alagoas e Sergipe (Apoinme).
Além de criticar a atuação do Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os representantes indígenas também solicitaram a reformulação da Funai, que não estaria atendendo às necessidades dos índios brasileiros, e a saída do presidente dessa instituição, Mércio Gomes.
Segundo Lindomar, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) - delimitações geográficas sobre as quais está organizado o subsistema de saúde indígena - "estão falidos".
Nova comissão
O senador Paulo Paim declarou que poderá ser instalada até o final deste ano uma comissão parlamentar mista destinada a estudar a situação dos povos indígenas. Segundo ele, esse colegiado será formado por 11 deputados federais e 11 senadores.
06/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito pede providências do governo para socorrer brasileiros que se encontram fora do país
Líderes partidários se encontram com presidenta Dilma Rousseff
CAS vai sugerir a Renan prioridades da área da saúde
Vídeo | Orçamento impositivo: Renan prevê votação rápida e vinculação à área da saúde
Renan Calheiros e Henrique Alves se encontram à tarde com Gilmar Mendes
Renan e Henrique Alves se encontram com Fux para tratar dos vetos presidenciais