Líderes partidários e dos blocos parlamentares do Senado são escolhidos
Após a posse dos senadores eleitos em outubro de 2006 e a eleição do presidente do Senado para o biênio 2007-2008, foram iniciadas as negociações para a escolha dos demais integrantes da Mesa do Senado (1º e 2º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários e seus respectivos suplentes). Também foram acertadas, ao longo de toda esta quinta-feira (1º), as indicações das lideranças partidárias e dos blocos parlamentares de representação no Senado.
Durante a solenidade de posse, foram confirmados os nomes dos senadores José Agripino (RN) e Valdir Raupp (RO) para exercerem, respectivamente, a liderança do PFL e do PMDB. Vale lembrar que Agripino já liderava o PFL no Senado na Legislatura passada (2003-2007).
Na ocasião, também foi anunciada a manutenção da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) como líder do PT no Senado. Ideli vai acumular ainda a liderança do Bloco de Apoio ao Governo, integrado por 25 senadores de sete partidos (PT, PCdoB, PSB, PTB, PR, PRB e PP).
Quanto à representação dos demais partidos, o senador Arthur Virgílio (AM) continuará como líder do PSDB, devendo atuar na liderança ainda os seguintes senadores: Jefferson Péres (AM), PDT; João Ribeiro (TO), PR; Renato Casagrande (ES), PSB; Epitácio Cafeteira (MA), PTB; Francisco Dornelles (RJ), PP; Inácio Arruda (CE), PC do B; José Nery (PA), PSOL; Marcelo Crivella (RJ), PRB. Eleito pelo PRTB, Fernando Collor (AL) seria o líder do partido, mas já anunciou sua filiação ao PTB, o que deverá ocorrer nesta sexta-feira (2).
Em relação aos blocos parlamentares, o líder da Minoria - bloco que continua reunindo PFL (17 senadores) e PSDB (13 senadores) - será o senador Demóstenes Torres (PFL-GO). Na Legislatura passada, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) exercia a liderança do governo no Senado. Sua manutenção no posto depende, entretanto, de uma confirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem prazo para ser enviada ao Senado.
Embora o PMDB seja o partido com maior representação no Senado (20 senadores), existe a possibilidade de a liderança da Maioria ser exercida pela líder do Bloco de Apoio ao Governo, senadora Ideli Salvatti. A petista acumularia as funções pelo fato de este ser o maior grupo parlamentar da Casa, reunindo 25 senadores. De qualquer forma, os líderes do PMDB e do Bloco de Apoio ao Governo continuam negociando a designação da liderança da Maioria.
Lideranças partidárias:
- PMDB (20 senadores) - Valdir Raupp (RO)
- PFL (17 senadores) - José Agripino (RN)
- PSDB (13 senadores) - Arthur Virgílio (AM)
- PT (11 senadores) - Ideli Salvatti (SC)
- PR (4 senadores) - João Ribeiro (TO)
- PDT (4 senadores) - Jefferson Péres (AM)
- PTB (4 senadores) - Epitácio Cafeteira (MA)
- PSB (3 senadores) - Renato Casagrande (ES)
- PRTB (1 senador) - Fernando Collor (AL) *
- PP (1 senador) - Francisco Dornelles (RJ)
- PCdoB (1 senador) - Inácio Arruda (CE)
- PSOL (1 senador) - José Nery (PA)
- PRB (1 senador) - Marcelo Crivella (RJ)
* Deve filiar-se ao PTB nesta sexta-feira (2)
Lideranças de blocos parlamentares:
Minoria (PFL/PSDB) - Demóstenes Torres (PFL-GO)
Apoio ao Governo - Ideli Salvatti (PT-SC)
Maioria - A designação do líder ainda depende de entendimento entre as lideranças do PMDB e do Bloco de Apoio ao Governo.
01/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líderes partidários optam por CPI mista para investigar Cachoeira e parlamentares
Blocos partidários indicam novos membros da CMO
Garibaldi vai discutir agenda do Senado com líderes partidários
Senado aprova indicações dos líderes partidários para o CNJ e CNMP
Presidente do Senado se reúne com líderes partidários e com Dilma Rousseff nesta tarde
Líderes partidários do Senado e da Câmara buscam acordo para a votação do Orçamento de 2008