Lídice da Mata analisa relações institucionais entre Executivo e Legislativo



Ao fazer um rápido balanço dos trabalhos do Senado neste semestre legislativo, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) analisou em Plenário, nesta sexta-feira (12), o andamento das relações institucionais entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Apesar de reconhecer que o "presidencialismo de coalizão" em voga no país traz certa instabilidade a estas relações, Lídice saudou a decisão do Senado de estabelecer prazo para exame dos vetos do Executivo a propostas aprovadas pelo Legislativo.

- Nós temos que ressaltar a reconquista do direito deste Parlamento de analisar os vetos num período em que se possa interferir na decisão - assinalou, defendendo ainda redução na edição de medidas provisórias (MPs) pelo governo.

Desleixo

As ponderações de Lídice foram reforçadas pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Na sua avaliação, o Executivo tem revelado "desleixo" na necessária participação na elaboração legislativa.

- O governo tem maioria ampla e líderes competentes. O que impediria que líderes manifestassem claramente a opinião do governo no caso do ato médico (por exemplo); se ele tinha alguma reserva em relação à matéria? - questionou Aloysio, referindo-se a proposta recentemente vetada pela presidente Dilma Rousseff.

Lídice considerou ser extremamente frustrante o Parlamento trabalhar anos a fio em cima de uma proposta e vê-la ser derrubada por veto do Executivo.

-Se o Parlamento anda de um lado, e o Executivo, do outro, certamente não vai atender a reivindicação da população - advertiu.

A representante da Bahia registrou ainda a aprovação, neste semestre legislativo, de três projetos de lei de sua autoria. As matérias tratam da ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf); do direito à informação de usuários de telefonia celular pré-pago sobre condições do serviço prestado; e de facilitação do funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Por fim, saudou a criação das Universidades do Sul e do Oeste da Bahia.



12/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reforma política deve tratar também das relações entre Legislativo e Executivo, defende Pedro Taques

Cláudio Vignatti é novo secretário-executivo de Relações Institucionais da Presidência da República

Lídice da Mata relata visita do Fórum Legislativo para a Copa do Mundo a Porto Alegre

Lídice da Mata analisa políticas públicas para o combate à pobreza no semiárido nordestino

Lídice da Mata aponta distorções entre anteprojeto do Código Penal e leis em vigor

Lídice da Mata comemora 510 anos de batismo da Baía de Todos os Santos e saúda ponte entre Salvador e Itaparica