Lídice da Mata pede informações sobre brasileiro preso em Londres




A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou nesta quarta-feira (20) pedido de informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o baiano Alexandre de Souza Silva, condenado a 10 anos de prisão no Reino Unido.

A senadora informou Alexandre foi preso em março de 2010 por tráfico de drogas. Mas o motivo da prisão depois foi mudado para "conspiração contra ingleses" e a família de Alexandre não sabe o motivo dessa nova acusação. Segundo a senadora, no caso da acusação de tráfico ficou provado que as drogas apreendidas pertenceriam a um colega de apartamento, e não a Alexandre.

A família do baiano de Porto Seguro pediu auxílio para que Lídice da Mata atue em defesa do brasileiro, que vive em Londres há 20 anos, onde tem trabalho e residência fixos. A família credita que Alexandre está sendo vítima de preconceito de origem, por ser brasileiro.

O senador Paulo Paim (PT-RS), na presidência da sessão, informou que os questionamentos de Lídice serão encaminhados ao MRE.

Vistos

Lídice da Mata contou ter tido, junto com representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens, entrevista com representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos e com o embaixador norte-americano, Thomas A. Shannon. A senadora pediu que seja criado um consulado americano na Bahia, como forma de facilitar a emissão de vistos. Atualmente, os baianos precisam ir a Pernambuco, ao Distrito Federal ou a algum outro estado onde haja um consulado para conseguir um visto de viagem para os Estados Unidos.

A senadora disse que o Rio Grande do Sul tem pleito semelhante e espera que os dois novos consulados sejam criados. Lídice da Mata argumentou, porém, que o ideal seria o cancelamento da exigência de visto para brasileiros visitarem os Estados Unidos. Lídice lembrou que o país é hoje a sétima economia do mundo e que brasileiros já viajam para diversos países europeus sem precisar de vistos.



20/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil deve se espelhar em Londres para organizar eventos esportivos, afirma Lídice da Mata

Lídice da Mata pede reflexão sobre discriminação racial

Lídice da Mata pede que discussão sobre denúncia contra Randolfe seja tratada no Conselho de Ética

Lídice da Mata: Senado precisa manter tom de diálogo para representar o povo brasileiro

Lídice da Mata pede regulamentação da profissão de vaqueiro

Lídice da Mata pede políticas de combate à desertificação