Lídice registra promoção na Bahia da semana de combate ao tráfico de pessoas



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (16), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) registrou a realização da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, evento patrocinado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia.

As atividades iniciam-se nesta segunda-feira, estendendo-se até o próximo domingo (22). No dia  23 de setembro é celebrado o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Haverá exibição gratuita de filmes sobre o assunto e outras atividades de caráter preventivo e de conscientização. No domingo, em Salvador, será realizada uma caminhada, com concentração na região do Cristo, com trajeto previsto até o Farol da Barra, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema.

Com base em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a senadora disse que a cada ano o tráfico humano atinge cerca 2,5 milhões de vítimas e movimenta US$ 32 bilhões. A exploração sexual responde por 79% dos casos, enquanto o trabalho forçado representa 18% do total dos registros.

- A Bahia continua integrando a rota nacional e internacional do tráfico de pessoas – lamentou.

Lídice aproveitou para pedir a atenção dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), para o projeto de lei do Senado (PLS) 479/2012, que trata da prevenção e da punição do tráfico de pessoas. A matéria está em análise na CCJ e poderia, segundo Lídice, fazer parte da pauta prioritária proposta por Renan.

Voos internacionais

A senadora também comemorou o anúncio, feito na semana passada, de que a empresa espanhola Air Europa vai ter novos voos internacionais com destino à Bahia. Lídice, que classificou o anúncio como uma “extraordinária vitória”, disse que autoridades do estado lutaram muito por isso, nos últimos cinco anos.

De acordo com a senadora, esses novos voos vão propiciar uma ligação do nordeste com Uruguai, Chile e Argentina, já que os voos procedentes de Madrid, na Espanha, terão escala em Salvador. Os voos serão implantados gradativamente até abril do ano que vem, quando o estado deverá ter 34 voos internacionais por semana. A expectativa é de um crescimento no turismo na Bahia, que hoje recebe 558 mil estrangeiros por ano.

- O aeroporto de Salvador vai ocupar uma posição ainda mais importante, participando da ligação da Europa com a América do Sul – comemorou a senadora.



16/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata relata visita aos EUA para conhecer formas de prevenção e combate ao tráfico de pessoas

Lídice da Mata será nova relatora da CPI do Tráfico de Pessoas

Lídice da Mata registra homenagem à Independência da Bahia

Lídice da Mata destaca novo Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Vítimas de tráfico de pessoas depõem na Bahia

Bahia terá núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas