Lindberg destaca estreitamento de relações entre Brasil e Ucrânia
Um dos projetos mencionados por Iúri Diudin, disse Lindberg, trata do intercâmbio entre docentes da Universidade de Brasília e da Universidade Nacional da Ucrânia, cujo convênio já foi assinado, mas não efetivado.
O senador solicitou esforços do reitor da UnB, Lauro Morhy, no sentido de viabilizar a implementação desse convênio, lembrando que a troca de conhecimento entre professores e estudantes brasileiros com a comunidade científica ucraniana será importante fonte de conhecimento.
Sobre as relações já existentes entre os dois países, Lindberg destacou o tratamento de cidadãos ucranianos, que ainda sofrem as conseqüências do vazamento radioativo da Usina de Chernobyl, no Hospital Evangélico de Curitiba. Ele ressaltou também o estágio de médicos da Ucrânia no Centro de Transplante de Medula Óssea da Universidade do Paraná.
A postura da Ucrânia ao demonstrar interesse em estabelecer relações humanitárias com o Brasil, na avaliação do senador, deve ser louvada, principalmente no momento atual, em que episódios dramáticos como os ataques terroristas aos Estados Unidos abalam todo o mundo.
Lindberg afirmou que as relações entre Brasil e Ucrânia são um exemplo que deveria ser buscado por todos os países, "independente de cor, raça ou religião".
01/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney defende estreitamento de relações entre Brasil e China
Simon comemora estreitamento de relações entre Brasil e Líbano
Renan defende estreitamento de relações do Brasil com Moçambique
Renan defende estreitamento de relações Brasil-Síria
Grão-duque de Luxemburgo manifesta interesse no estreitamento de relações com o Brasil
Tebet destaca 175 anos das relações entre Brasil e Rússia