Renan defende estreitamento de relações do Brasil com Moçambique
O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na manhã desta quinta-feira (6) o presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, com quem conversou sobre a necessidade de Brasil e Moçambique estreitarem seus laços comerciais e culturais. Renan expressou o desejo de que mais empresas brasileiras se estabeleçam naquele país, como a Vale do Rio Doce, que tem acordo com o governo moçambicano para prospecção e pesquisa em minas carboníferas ali localizadas.
Presente à reunião, juntamente com outros integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou ao visitante o projeto de renda mínima de sua autoria e falou de sua expectativa quanto ao protocolo de intenções firmado entre a Petrobras e a Fiocruz para o desenvolvimento de ações sociais ligadas à saúde em Moçambique.
Em razão da alta incidência de Aids em Moçambique, é grande o interesse daquele país para que o Brasil ali instale uma fábrica de anti-retrovirais. O Brasil elaborou um estudo de viabilidade para essa fábrica, que está ainda sendo avaliado pela parte moçambicana, com vistas à tomada de decisões estratégicas quanto ao projeto.
Da parte do Brasil, já foi tomada a decisão de que a cooperação brasileira, nesse setor, não poderá prescindir do aprimoramento da capacidade moçambicana de controlar a qualidade dos medicamentos importados.
Armando Guebuza está no Brasil na qualidade de convidado de honra para participar, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, das cerimônias de celebração da Independência do Brasil, comemorada no dia 7 de setembro.
06/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan defende estreitamento de relações Brasil-Síria
Sarney defende estreitamento de relações entre Brasil e China
Lindberg destaca estreitamento de relações entre Brasil e Ucrânia
Simon comemora estreitamento de relações entre Brasil e Líbano
Grão-duque de Luxemburgo manifesta interesse no estreitamento de relações com o Brasil
Renan recebe Sérgio Cabral e defende aprimoramento nas relações entre estados e União