Lindberg quer imposto único



O senador Lindberg Cury (PFL-DF) anunciou nesta quinta-feira (13) que apresentará proposta de emenda à Constituição criando o imposto único federal. Segundo Lindberg, hoje são mais de 62 tipos de impostos e a classe média gasta pelo menos um quarto de sua renda pagando taxas públicas. "Não dá para conviver mais com um sistema tributário desses. Cada dia aumenta na sociedade brasileira a insatisfação com essa complexa, irracional, ineficiente e iníqua estrutura de impostos", afirmou o senador, para quem é preciso haver mais transparência na ordem tributária brasileira.

O imposto único federal, explicou, seria um tributo genérico e também de contribuição social para financiamento da seguridade social. Para o senador, a Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) dá hoje uma noção aproximada de como o imposto único federal pode descomplicar os mecanismos de arrecadação no país. Na opinião de Lindberg, basta ajustar a alíquota da CPMF para suprir a perda da receita dos impostos eliminados, como o imposto de renda, o IPI e a Cofins.

O senador informou que os rendimentos do trabalho no Brasil representam 26,8% da renda nacional e são responsáveis por cerca de 53,5% da arrecadação de impostos no país. "Para compensar a perda da arrecadação com a sonegação de empresas e autônomos, o governo transfere a carga tributária para os segmentos mais vigiados", disse. Lindberg registrou que o contribuinte brasileiro é onerado duas vezes mais que o americano, quatro vezes mais que o japonês e 15 vezes mais que o argentino.

13/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindberg é a favor do Imposto Único

Lindberg Cury:Roberto Campos lutou pelo imposto único

Imposto Único será debatido em audiência pública

Imposto único será tema de audiência pública

NA TV SENADO, JOÃO ROCHA DEFENDE IMPOSTO ÚNICO

Paulo Octávio: imposto único é a solução para emprego