Livro conta história do Bolsa Família



Nesta quarta-feira (30), foi lançado o livro "Programa Bolsa Família – uma década de inclusão e cidadania", durante a cerimônia de celebração dos dez anos do programa, em Brasília. O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, e a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, apresentaram a obra.

 Os artigos reunidos na publicação – realizada, em parceria, pelo Ipea e o MDS – traçam um panorama histórico da evolução do programa, resgatam as principais contribuições do Bolsa Família para as políticas de assistência social e apresentam dados sobre seu impacto nos indicadores de saúde, educação e proteção social e na redução da pobreza.

De acordo com a ministra do Tereza Campello, os dados trazidos pelo livro mostram os efeitos do Bolsa Família no Brasil, tirando 36 milhões de brasileiros da linha da extrema pobreza. “O Bolsa Família faz tanto pelo Brasil que todo brasileiro acaba beneficiado por ele”, afirmou a ministra.

Tereza Campello informou ainda que o livro somente inicia um grande levantamento de dados sobre o programa. “Nós de fato estamos no meio de um processo de produção de novos dados e evidências, que foram desencadeados nesse processo gigantesco. Estamos frente a um gigantesco desafio e estamos trabalhando em como usar melhor o banco de dados do Bolsa Família para oferecer pra pesquisas que possam auxiliar no aprimoramento das ações”, afirmou.

Para o presidente do Ipea, Marcelo Neri, “esse livro não é um livro de histórias. Ele é um livro da História do Brasil. É um livro da nossa história, de uma geração de pessoas de diferentes ângulos, de uma transformação que estamos observado no País”. Neri se diz orgulhoso de fazer parte dessa história. “Acho que é muito bonito isso ter observado esse processo. Ninguém apostava nisso, que a desigualdade no Brasil caísse ano após ano durante 10 anos seguidos. A gente ter tido a oportunidade de observar e analisar isso é uma coisa muito bonita.”

Dividido em três partes (Bolsa Família – dez anos de contribuição para as políticas sociaisPerfil das famílias, resultados e impactos do Bolsa Família; e Bolsa Família – desafios e perspectiva), o livro destina-se não só aos gestores ligados à operação da política, mas também a estudantes, pesquisadores, movimentos sociais, organismos internacionais e sociedade em geral. Para os ministros Marcelo Neri e Tereza Campello, que assinam a apresentação e capítulos do livro, a obra “pretende compartilhar com a sociedade a intensa reflexão produzida sobre o programa, discutindo de forma qualificada e crítica suas conquistas e desafios”.

Mitos
Atualmente, o Bolsa Família abrange cerca de 13,8 milhões de famílias em todo pais, o que corresponde a um quarto da população brasileira. As informações compiladas na publicação questionam alguns mitos sobre o programa. Indicam, por exemplo, que os índices de fecundidade entre as faixas de renda mais pobres caíram rapidamente nos últimos dez anos, apesar da crença disseminada de que as famílias atendidas seriam incentivadas a ter mais filhos. Outros artigos contestam o suposto “efeito-preguiça” do Bolsa Família e mostram que os indicadores de ocupação e procura por emprego são muito semelhantes entre beneficiários e não beneficiários. 

Veja a programação completa da cerimônia dos 10 anos do Bolsa Família

Fonte:
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada



19/11/2013 13:51


Artigos Relacionados


Livro conta história de todas as senadoras da história do Brasil

Senado lança livro que conta história das bandeiras do país

LANÇADO NO SENADO LIVRO QUE CONTA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NO BRASIL

Aprovado retorno do nome do Programa Bolsa Família para Bolsa Escola

Gasto com publicidade daria para atender 27 milhões de família no Bolsa-Família, diz Alvaro Dias

Diferenças entre Bolsa-Escola e Bolsa-Família marcam debate sobre evasão escolar