Livro sobre Juscelino Kubitschek é lançado no Senado



O jornalista Luiz Edmundo Continentino Porto lançou nesta quarta-feira (27), o livro intitulado JK Segundo a CIA e o SNI, em que o autor relembra fatos políticos vividos pelo ex-presidente desde a tentativa de impedir sua candidatura até a edição do Ato Institucional nº 5, em 1968, por meio do qual o governo militar suspendeu as garantias democráticas vigentes no país, inclusive com o fechamento do Congresso por quase um ano e a cassação de parlamentares.

A obra foi lançada na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, por iniciativa do senador Paulo Duque (PMDB-RJ). Os fatos narrados no livro tem como base documentos produzidos pelo Serviço Nacional de Informações (SNI), extinto no governo do ex-presidente Fernando Collor, e pela Agência Central de Inteligência Americana (CIA, na sigla em inglês).

- Levei cinco anos pesquisando e elaborando o material que consegui após me cadastrar na CIA através da embaixada americana e, mesmo assim, algumas informações me foram negadas - disse Porto, que recebeu 200 informes da agência norte-americana com fotos, mapas e gráficos sobre as Forças Armadas e o Partido Comunista Brasileiro.

No lançamento da publicação, Paulo Duque destacou a atuação profissional de Porto, saudando a dedicação do jornalista na elaboração da obra.



27/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia Juscelino Kubitschek amanhã

Senado comemora 109 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek

Rádio Senado lembra os 30 anos da morte de Juscelino Kubitschek

Rollemberg lembra os 112 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek

Mão Santa compara Tião Viana a Juscelino Kubitschek

Hélio Costa rememora os 40 anos da cassação de Juscelino Kubitschek