Rádio Senado lembra os 30 anos da morte de Juscelino Kubitschek
Há 30 anos, no dia 23 de agosto, 100 mil pessoas no cemitério Campo da Esperança, em Brasília, deram adeus a Juscelino Kubitschek de Oliveira. Para lembrar a morte de um dos presidentes mais festejados do Brasil, a Rádio Senado apresenta, neste fim de semana, o especial O Brasil nos Tempos de JK - As homenagens do Senado nos 30 anos de morte do Brasileiro do Século.
O especial traz sessões de homenagem do Senado que lhe foram prestadas nos últimos 30 anos, relatos de sua infância pobre e a luta para chegar à Presidência da República. Como presidente, Kubitschek ergueu, em pleno cerrado, uma nova capital, construiu 13 mil quilômetros de estradas, instalou a indústria automobilística e a naval. JK sofreu várias críticas sobre o início da dívida externa, mas o seu governo, ainda hoje, é lembrado como uma época de grande desenvolvimento, consolidado através de políticas que estimularam a industrialização e resultaram em altas taxas de crescimento.
Neste sábado (19), o programa Música do Brasiltraz obras de um dos maiores sambistas dos anos 30 e 40, Ismael Silva. Parceiro de Noel Rosa, Ismael é conhecido como o fundador da primeira escola de samba, Deixa Falar, criada em 1928. Suas músicas foram gravadas por cantores como Gal Costa, Francisco Alves e Nilton Bastos. O programa traz, além de entrevistas, sambas como Antonico, Não Há, Quem não Quer Sou Eu e Adeus.
No sábado á noite (19), o Escala Brasileira entrevista o cantor e compositor Paulo Padilha. Ex-integrante do grupo Aquilo Del Nisso, Padilha acompanhou, como baixista, artistas como Chico César e Suzana Salles. No programa, Padilha fala sobre novos trabalhos além de apresentar músicas de sua autoria.
E no domingo (20), o músico Cacá Pereira é homenageado no programa Brasil Regional. Nascido no Piauí, mas radicado no Distrito Federal, estudou violão erudito no Conservatório de Música de Brasília,mas sempre trilhou os caminhos da música popular. Compositor habilidoso no jogo de palavras, versátil nos estilos, tanto no samba quanto no choro, Cacá acaba de lançar o disco O Mundo Era o Céu, composto de 12 músicas entre samba, forró e baião.
Programação de fim de semana da Rádio Senado
O Brasil nos Tempos de JK
Sábado: 10h, 19h
Domingo: 17h
Música do Brasil
Sábado: 16h
Domingo: 11h
Escala Brasileira
Sábado: 20h
Brasil Regional
Domingo: 8h
18/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rollemberg lembra os 112 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek
Senado comemora 109 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek
Hélio Costa rememora os 40 anos da cassação de Juscelino Kubitschek
Senado homenageia Juscelino Kubitschek amanhã
Livro sobre Juscelino Kubitschek é lançado no Senado
Rádio Senado lembra cinqüentenário de morte de Villa-Lobos