Lixões devem ser fechados até agosto de 2014, lembra Eduardo Lopes



Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) advertiu que agosto de 2014 é o prazo final para se pôr fim aos lixões a céu aberto em todos os municípios brasileiros.

A data encontra-se estabelecida no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, contido na política nacional para o setor, aprovada no final de 2010 após 20 anos de tramitação e discussão no Congresso Nacional.

Eduardo Lopes apontou a importância da Copa do Mundo de 2014, mas disse que a realização de um evento esportivo de âmbito internacional não pode negligenciar uma das obrigações mais importantes da sociedade, que é a proteção ambiental.

- A Copa do Mundo certamente será um evento muito importante, mas, como virá, passará. A Terra em que vivemos, ao contrário, não passará – afirmou.

O senador disse que os lixões constituem uma verdadeira chaga aberta nas cidades, contaminando os lençóis freáticos e dando origem a diversos problemas de saúde pública que atingem milhões de brasileiros, sem falar no desequilíbrio ambiental “arrasador”.

A cultura de consumo da economia moderna produziu um modo de vida absolutamente irresponsável quanto à produção e destinação de resíduos sólidos, disse Eduardo Lopes. O resultado, segundo ele, é a quantidade absurda de lixo produzida diariamente nas cidades.

Somente a cidade do Rio de Janeiro, que sediará em junho a conferencia internacional de meio ambiente (Rio+20), produz 19 mil toneladas diárias de lixo, sendo que menos da metade recebe o tratamento adequado, disse o senador.

Eduardo Lopes lembrou ainda que deverá ser fechado no próximo mês o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, localizado no município fluminense de Duque de Caxias e considerado o maior lixão aberto da América Latina. Segundo ele, mais de 1.500 catadores vivem no local há mais de 30 anos.



08/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Lopes defende estados produtores de petróleo e lembra que ‘royalties’ compensam perda de ICMS

Municípios têm até 2014 para acabar com lixões

Eduardo Lopes elogia presidente do PRB

Eduardo Lopes homenageia jornalistas

Eduardo Lopes destaca participação do PRB nas eleições

Eduardo Lopes é empossado no ministério da Pesca