Lobão admite defasagem salarial de servidores públicos



O presidente interino do Senado, Edison Lobão, admitiu na manhã desta quinta-feira (dia 2) que os servidores públicos realmente estão enfrentando defasagem salarial, problema que precisa ser solucionado. Segundo Lobão, o próprio líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PSDB-RR), observou que a Comissão Mista de Orçamento do Congresso pode propor alternativa para o reajuste, "indicando, naturalmente, a fonte de receita".

No entender do presidente interino, a defasagem salarial atinge os três poderes. Conforme Lobão, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, que reclamou da falta de reajuste para o funcionalismo, "reflete aquilo que ele percebe no Poder Judiciário" . O senador disse que o mesmo ocorre no Legislativo.

Além das possibilidades de emendas na Comissão Mista de Orçamento, destacou Lobão, o Legislativo pode votar uma mensagem especial, criando o crédito para atender os funcionários. O senador reconhece que, para isso, o governo terá de apresentar projeto pedindo abertura do crédito especial, indicando a competente fonte de receita para realizar o reajuste salarial.

02/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para DIEESE, defasagem salarial dos servidores é de 75,48%

FREITAS DEFENDE REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS

Servidores públicos federais debatem situação salarial na CCDH

Gilvam homenageia servidores públicos e lamenta situação salarial da categoria

Aprovada MP 440/08, que concede reajuste salarial a diversas carreiras de servidores públicos

Aprovadas emendas à MP 440/08, que concede reajuste salarial a diversas carreiras de servidores públicos