Gilvam homenageia servidores públicos e lamenta situação salarial da categoria



Ao homenagear o funcionalismo federal pela passagem do Dia do Servidor Público, comemorado no domingo (28), o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) disse que os servidores vêm sendo submetidos a uma injustiça, sem reajuste salarial há oito anos, "o que vem impondo perdas substanciais ao poder aquisitivo da categoria, que amarga em seus bolsos uma inflação de quase 80% no período".

Na avaliação do senador pelo Amapá, o governo federal transformou o funcionalismo público em "bode expiatório" do Plano Real, retirando da categoria até os direitos legitimamente garantidos. Ele acrescentou que ao invés de comemorar seu dia, "os servidores se encontram há mais de dois meses em estado de greve, em virtude da intransigência do governo em conceder um reajuste à altura das perdas salariais sofridas desde 1994".

- Apesar de o Plano Real ter conquistado o indiscutível êxito de interromper um ciclo cronicamente inflacionário de nossa economia, temos que convir que já foram transcorridos exatamente sete anos desde a deflagração do Plano. De lá para cá, por mais controlada que esteja, a inflação acumulada já beira os 80% - afirmou Gilvan Borges.

A situação dos servidores do Senado, que garantiram na Justiça o direito de receber perdas referentes à conversão da URV (Unidade Real de Valor) para o real, também foi lembrada pelo senador. Ele fez um apelo à Presidência da Casa no sentido de que pague o que ainda é devido aos funcionários.

Gilvam Borges (PMDB-AP) também parabenizou ao ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA) pelo seu aniversário, transcorrido no último sábado (27). Ele informou que a festa, em Belém, reuniu mais de 7 mil pessoas.

- Não poderia deixar de prestar esta homenagem ao velho companheiro e amigo combativo que pagou um preço alto, a renúncia ao Senado, por ter se envolvido num embate político sem precedentes na história do país - disse o senador.

29/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Servidores públicos federais debatem situação salarial na CCDH

Gilvam pede que Senado pague diferença salarial a servidores

Gilvam apóia aumento salarial para servidores federais

GILVAM É A FAVOR DA PARIDADE SALARIAL ENTRE APOSENTADOS E SERVIDORES DA ATIVA

Lobão admite defasagem salarial de servidores públicos

FREITAS DEFENDE REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS