LOBÃO ALERTA PARA EFEITOS DO EL NIÑO NO MARANHÃO
O senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu hoje (dia 28)urgência na implementação de medidas emergenciais pelo governo federal, no sentido de minimizar os efeitos dofenômeno El Niño no Maranhão. Ele alertou que o estado poderá perder a metade do rebanho bovino. O desastre seria, no seu entender, "catastrófico para economia brasileira", considerando que o estado é o segundo maior produtor de gado de corte do Nordeste.
De acordo com o senador, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, enviou ofício ao ministro da Agricultura, Arlindo Porto, propondo soluções "plenamente factíveis" para amenizar os problemas ocasionados pelo fenômeno. "Estou absolutamente convencido de que não faltará sensibilidade ao governo federal", garantiu Lobão, ao informar que já pediu audiência com o ministro para reforçar a necessidade do atendimento das reivindicações.
A criação de linha especial de financiamento para a instalação de unidades de bombeamento, construção de bebedores e perfuração e recuperação de poços tubulares é uma das propostas tanto do senador como da governadora, que acreditam ser a precária infra-estrutura hídrica montada nas fazendas o "aspecto mais vulnerável do estado".
Ainda com o propósito de dar condições necessárias às propriedades rurais para que possam enfrentar a prevista estiagem prolongada, Edison Lobão apoiou a prorrogação dos contratos de securitização das dívidas dos produtores solicitada por Roseana Sarney ao ministro. Em seu ofício, ela afirma que o alongamento dos débitos torna possível o reinvestimento em "melhoramentos indispensáveis" no campo.
28/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
LOBÃO ALERTA PARA EFEITOS DO EL NIÑO NO MARANHÃO
SUASSUNA ALERTA GOVERNO PARA EFEITOS DO " EL NIÑO"
APROVADOS R$ 150 MILHÕES PARA COMBATE A EFEITOS DO EL NIÑO
HUGO PEDE PROVIDÊNCIAS PARA REDUZIR EFEITOS DE "EL NIÑO"
EMÍLIA: RECURSOS PARA CONTROLAR EFEITOS DO EL NIÑO ATENDERAM A DEMANDAS ELEITORAIS
LOBÃO PEDE RECURSOS PARA PREVENIR " EL NIÑO"