HUGO PEDE PROVIDÊNCIAS PARA REDUZIR EFEITOS DE "EL NIÑO"



O senador Hugo Napoleão (PFL-PI) defendeu hoje (dia 15) a necessidade de serem adotadas providências urgentes para reduzir os "efeitos alarmantes" que o fenômeno meteorológico "El Niño" poderá trazer para o Nordeste e o Sul do país. "Prevêm-se danos de proporções incomensuráveis e é bom que estejamos alerta", advertiu ele.

Napoleão leu carta recebida do Instituto Nacional de Meteorologia, segundo a qual o estado de evolução do fenômeno já permite prever que o evento vai ser um dos maiores do século, em razão das anomalias de temperatura na superfície do mar em vários dias do mês de agosto passado.

Conforme o relato do senador, não é somente o "El Niño" que prenuncia dificuldades para o seu estado, o Piauí. Mais importante, segundo lhe informou o instituto, é verificar o que está acontecendo agora no oceano Atlântico, relacionado ao fenômeno conhecido entre os meteorologistas como "dipolo de temperatura".

O instituto esclareceu a Napoleão que, quando o dipolo positivo é encontrado no Atlântico, como está acontecendo agora, as chuvas ficam mais de 40% abaixo do normal no Piauí. "Já se prenuncia o efeito dessa mudança meteorológica no meu estado, e isso é preocupante", disse o senador.



15/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nabor pede providências para reduzir os preços do gás de cozinha

APROVADOS R$ 150 MILHÕES PARA COMBATE A EFEITOS DO EL NIÑO

LOBÃO ALERTA PARA EFEITOS DO EL NIÑO NO MARANHÃO

LOBÃO ALERTA PARA EFEITOS DO EL NIÑO NO MARANHÃO

SUASSUNA ALERTA GOVERNO PARA EFEITOS DO " EL NIÑO"

EMÍLIA: RECURSOS PARA CONTROLAR EFEITOS DO EL NIÑO ATENDERAM A DEMANDAS ELEITORAIS