LOBÃO ANALISA RELAÇÃO ENTRE GOVERNO E OPOSIÇÃO
Lobão comparou as recentes vitórias do PT nas eleições municipais à vitória do PMDB durante o governo militar, quando elegeu a grande maioria dos senadores. Ele lembrou que Ulysses Guimarães classificou o fenômeno como uma "tromba d"água política" e disse que é bom para o PT ter a experiência, agora, de lidar com problemas.
O senador José Alencar (PMDB-MG) disse que quando a economia vai bem, consegue influir o resultado das eleições. Como exemplo, ele citou a eleição de 22 governadores do PMDB quando estava em vigor o Plano Cruzado e as duas eleições de Fernando Henrique por conta do fim da inflação e da estabilidade da economia. Alencar disse ainda que existe incompetência por parte de quem negocia a rolagem da dívida brasileira com taxas de juros tão altas.
Para o senador José Eduardo Dutra (PT-SE), a discussão hoje não passa pela relação entre governo e oposição, mas sim pelo conflito entre o Brasil produtivo e o Brasil especulativo. "E o modelo que a base do governo apóia é o que privilegia o especulativo. Dutra disse ainda que não está "de salto alto" em relação ao crescimento do PT nas eleições municipais, pois entende que esse avanço pode mudar na próxima eleição.
14/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cientista político analisa relação entre os três poderes
Simon lança livro em que analisa relação entre fé e política
Em entrevista à Rádio Senado, Garibaldi analisa relação entre os políticos e a imprensa
Geovani Borges analisa relação entre gravidez indesejada e violência urbana
Confronto entre cegonheiros gera divergência entre oposição e governo
Jarbas Vasconcelos analisa conjuntura nacional e declara oposição ao governo Lula